segunda-feira, 26 de novembro de 2012

MUNDO: Ataque sírio atinge área de lazer e mata dez crianças

De OGLOBO.COM.BR

Ativistas responsabilizam forças do governo, que teriam usado uma bomba de fragmentação
Menina vítima de ataque sírio contra área de lazer no subúrbio de Damasco - YOUTUBE

AMÃ E BEIRUTE - Um ataque aéreo de forças do governo sírio atingiu uma área de lazer no subúrbio de Deir al-Asafir, em Damasco, matando ao menos dez crianças que brincavam no local, de acordo com relatos de ativistas. Vídeos divulgados no YouTube mostram moradores tentando socorrer os jovens, corpos de crianças pelo chão e mães desesperadas buscando em vão reanimar seus filhos.
De acordo com ativistas, a investida foi realizada por um caça MiG que lançou uma bomba de fragmentação - artefato que lança diversos projéteis aumentando sua área de alcance. O subúrbio de Deir al-Asafir, a 12 quilômetros do centro da capital, é controlado por forças rebeldes e palco de constantes conflitos com forças do governo. Segundo militantes, as crianças teriam saído para brincar depois de oposicionistas terem aertado uma trégua com o Exército sírio.
- Nenhuma das vítimas tinha mais de 15 anos - disse Abu Kassem, morador do povoado. - Não havia combatentes em Deir al-Asafir quando eles realizaram o atentado. Os grupos armados estavam fora daqui. Esse foi um ataque indiscriminado.
O bombardeio atingiu diretamente a área onde elas brincavam. Nos vídeos divulgados por ativistas, corpos de duas meninas são encontrados no meio da rua e outras duas crianças mortas são colocadas no banco de trás de um veículo estacionado nas proximidades. Outras crianças feridas foram levadas imediatamente para receber atendimento médico.
O Observatório Sírio para Direitos Humanos, com sede no Reino Unido, e o Conselho do Comando Revolucionário também denunciaram o ataque. As autoridades sírias não comentaram o ocorrido, mas os meios de comunicação estatais anunciaram a realização de uma operação de "limpeza de terroristas" na região.
No início do mês, a agência da ONU para Assuntos Políticos denunciou para o Conselho de Segurança que o Exército sírio estaria usando bombas de fragmentação contra rebeldes e civis no país. Essas bombas estão proibidas por um tratado das Nações Unidas firmado em 2010. No entanto, Síria, Israel, Rússia e os Estados Unidos não assinaram o pacto.
- Recolhemos 70 destes artefatos - contou um homem no local do ataque.
Rebeldes tomam base militar nos arredores de Damasco
Rebeldes sírios capturaram no domingo uma base de helicópteros na periferia da capital, no que um ativista classificou como um golpe ao moral do regime, por ser perto da sede do poder do presidente Bashar al-Assad.
- Os insurgentes tomaram no domingo o controle da base Marj al-Sultan, nos arredores de Damasco - disse Rami Abdul-Rahman, diretor do Observatório Sírio para os Direitos Humanos.
Ele informou que pelo menos 15 rebeldes e oito soldados foram mortos nos combates, que começaram no sábado. Aparentemente, os rebeldes procuram atacar bases aéreas para destruir suas aeronaves, a fim de evitar que o regime as use em futuros ataques contra as forças de oposição no país.
Os insurgentes não têm formas de se proteger de ataques de helicópteros e aviões de guerra contra suas posições. Nas últimas semanas, eles atacaram bases aéreas em várias partes da Síria, principalmente nas regiões do norte de Idlib e Aleppo.
No ataque de domingo, os rebeldes usaram granadas para destruir dois helicópteros e um tanque foi capturado, informou o ativista Abdul-Rahman al-Shami à agência AP.
- Este é um duro golpe para o moral do regime, como aconteceu perto do centro da capital - disse Abdul-Rahman. - A base fica a cerca de 15 quilômetros de Damasco.
Al-Shami acrescentou que os rebeldes já deixaram a base, de onde tiraram estoques de munição. A guerra civil síria começou com um protesto pacífico em março 2011 contra o regime de Assad, inspirado por outras revoltas no mundo árabe. As manifestações se transformaram um violento confronto que já matou mais de 40 mil pessoas, segundo ativistas.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |