quarta-feira, 16 de novembro de 2011

ECONOMIA: Após feriado, Ibovespa opera em baixa nesta quarta-feira

De O Globo
Na Europa, medidas de austeridade na Itáilia e Grécia estão no foco dos investidores
SÃO PAULO - O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo, operava em queda de 0,34% às 11h08m desta quarta-feira, aos 58.060 pontos. Na Europa, dados positivos da inflação na zona do euro e a atuação do Banco Central Europeu, que comprou títulos italianos, espanhóis e portugueses fizeram a maior parte dos pregões operar no azul, nesta manhã. Paris subia 0,49%, Madri 1,34%, Lisboa 0,43% e Milão 1,12%. A exceção ficou por conta da bolsa alemã, que caia 0,59% e da bolsa de Londres, com baixa de 0,37%.
Um relatório do Banco Central da Inglaterra informou que a economia do Reino Unido vai crescer menos do que o esperado. O motivo é o impacto da crise da dívida da zona do euro sobre as exportações do país. O relatório sugere que o país poderá adotar medidas de estímulo à economia. O banco central inglês informou ainda que a taxa anual de inflação deve cair em 2012 e ficará abaixo de 1,5% em 2013, abaixo da meta de 2%. A taxa de desemprego no Reino Unico atingiu 8,3% em outubro, o maior nível desde 1996. O número de desempregados aumentou em 129 mil chegando a 2,62 milhões, o patamar mais alto desde 1994.
Outra notícia ruim na Europa foi a divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) da Espanha. O PIB ficou estagnado no terceiro trimestre deste ano em comparação com o segundo, de acordo com o Instituto Nacional de Estatísticas do país. No segundo trimestre, a economia espanhola avançou 0,2% e, no primeiro, 0,4%. Na comparação com igual período do ano passado, o PIB aumentou 0,8% no terceiro trimestre deste ano.
A economia dos 17 países que compõem a zona do euro e das 27 nações que fazem parte da União Europeia (UE) teve expansão de 0,2% no terceiro trimestre na comparação com os três meses anteriores, informou o Eurostat, escritório oficial de estatísticas da UE. No segundo trimestre, o crescimento também havia sido de 0,2% nos dois blocos.
O novo primeiro-ministro da Itália, Mario Monti, deverá apresentar seu plano de austeridade ao Parlamento ainda nesta quarta-feira. O mercado ainda desconfia se haverá união em relação às medidas a serem adotadas. Na Grécia, as medidas de austeridade a serem adotadas pelo país também estão no centro das discussões.
O mercado destaca as preocupações de que os problemas na Itália e na Grécia possam contaminar França e Espanha, após o juro exigidos pelos títulos destes países terem atingido níveis recordes.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |