sexta-feira, 18 de novembro de 2011

COMENTÁRIO: Não faz sentido nota do Brasil ser pior que da Itália

Do blog da MIRIAM LEITÃO

NA CBN
A nota de crédito do Brasil ainda tem de ser elevada mais três vezes para chegar ao nível da Itália, que está cheia de problemas e tem dívida maior do que a nossa. Além disso, por lá, há muita incerteza, inclusive política, e o mercado diz que pode vir a ter que renegociar sua dívida, enquanto nada disso é falado do Brasil.
Passamos bem pela crise de 2008 nesse quesito que eles gostam de olhar, que é a dívida bruta. A do Brasil está em 55% do PIB e a da Itália, em 120%, e ainda vai crescer mais, porque tem déficit alto. Ou seja, não faz sentido termos uma nota pior do que a da Itália. A nossa é BBB, e a deles, A.
Seguimos dando relevância a essa classificação, porque no final das contas, quando uma empresa brasileira ou o Brasil vai fazer qualquer captação no exterior, o investidor olha para a nota e, dependendo, pode cobrar juros maiores, se ela for pior.
Agora, o mercado começa a pedir mais juros de quem tem nota melhor do que a nossa, mas não deveria ter. O que significa que o próprio mercado começa a não acreditar mais nas agências; toda a grade de notas está errada.
A França, por exemplo, tem seus problemas, mas está com a melhor nota do mundo, AAA, o que significa que o país não tem risco. Mas isso não é verdade, tem gente pagando caro pelo seguro contra o risco francês.
As agências, portanto, estão enroladas. A S&P, que agora elevou a nota do Brasil, rebaixou os EUA e foi tão pressionada que não fez mais nenhum movimento. Deveria ter rebaixado a França.
A Irlanda, que foi resgatada com dinheiro do FMI e da Europa, tem nota melhor do que a nossa, não faz sentido.
Essa elevação da nota do Brasil veio tarde e ainda está errada. Deveria ser melhor do que BBB.
É preciso revisar o papel das agências de classificação de risco na economia. Elas são influentes, mas erraram demais. Se produzem efeitos concretos, têm de passar por uma vigilância e ter regras de comportamento adequado.
Ouçam aqui o comentário na CBN

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |