segunda-feira, 3 de outubro de 2011

ECONOMIA: Bolsas na Europa recuam, após previsão de déficit grego

Do ESTADÃO.COM.BR

E&N TEMPO REAL

Yolanda Fordelone

As ações dos bancos europeus registram queda acentuada nas bolsas europeias, após o governo da Grécia anunciar no domingo que não conseguirá cumprir com as metas estabelecidas para o déficit neste ano, o que sugere que a liberação da próxima parcela do pacote de socorro já concedido ao país e uma nova ajuda não são acordos fechados.
Às 8h30, a Bolsa de Londres recuava 1,43%, Frankfurt, 2,45%, Paris, 2,06%, e Madri, 2,12%.
“Assegurar a sexta parcela de € 8 bilhões do pacote de socorro é essencial para evitar um default de curto prazo”, afirmou o Deutsche Bank.
Por volta das 8h15 (de Brasília), as ações dos bancos franceses, com exposição à dívida da Grécia, recuavam, com Société Générale (-5,80%), BNP Paribas (-5,77%), Crédit Agricole (-4,72%). Entre os bancos alemães, Deutsche Bank (-1,54%) e Commerzbank (-4,42%).
O banco belga Dexia declinava 8,09%, após a agência de classificação Moody’s colocar seu rating em revisão para possível rebaixamento em razão de problemas de liquidez.
Os papéis dos bancos do Reino Unido também eram negociados em queda, embora sejam considerados menos expostos à divida grega. Barclays (-4,03%), Royal Bank of Scotland (-3,96%) e Lloyds Banking Group (-3,14%).
A Bolsa de Londres recuava 1,51%, Frankfurt cedia 2,51% e Paris perdia 2,13% no horário citado acima.
Os investidores em Londres estarão atentos nesta semana à decisão de política monetária do Banco Central do Reino Unido (BoE) e à qualquer notícia sobre se a autoridade monetária anunciará um nova rodada de afrouxamento quantitativo. “As preocupações sobre os potenciais efeitos na rentabilidade dos bancos, empréstimos e no funcionamento dos mercados de dinheiro podem pesar contra o corte das taxas de juros abaixo de 0,5%, na nossa opinião, afirmou Bank of America-Merrill Lynch. As informações são da Dow Jones.
(Clarissa Mangueira, da Agência Estado)
Leia tudo sobre os mercados financeiros e a crise econômica nos Estados Unidos e Europa

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |