sexta-feira, 7 de outubro de 2011

ECONOMIA: Agência Moody's rebaixa nota de crédito de bancos do Reino Unido e de Portugal

De O Globo (economia@oglobo.com.br), com agências


RIO - A agência Moody's rebaixou a classificação de crédito de 12 instituições financeiras do Reino Unido e nove de Portugal.
No Reino Unido a piora da nota inclui entidades de peso como Lloyds, Royal Bank of Scotland (RBS), o banco hipotecário Nationwide, a operação britânica do Santander e o Co-operative. A Moody's argumenta que o governo tem menos chances de dar suporte a algumas das grandes instituições financeiras, caso apresentem problemas.
"A reavaliação da Moody's assume uma diminuição na probabilidade do governo do Reino Unido dar suporte futuro para as instituições financeiras, se necessário", disse a agência no comunicado.
"As medidas anunciadas, bem como as ações que já foram tomadas pelas autoridades do Reino Unido, reduziram significativamente a previsibilidade de apoio a médio e longo prazo", acrescenta o comunicado.
A reclassificação de nove bancos portugueses foi em um ou dois níveis. A agência citou sua exposição à dívida do governo e uma perspectiva de fraco crescimento econômico.
A Moody's reclassificou a dívida e os ratings de depósito e avaliações independentes para a Caixa Geral de Depósitos, Banco Comercial Português, Banco Espírito Santo, Banco BPI, Banco Santander Totta, Caixa Econômica Montepio Geral, Banco Internacional do Funchal, Banco Português de Negocios e para o Grupo Financeiro Espírito Santo.
A decisão divulgada nesta sexta-feira segue o corte de rating da dívida pública de Portugal de Baa1 para Ba2, efetuado em 15 de julho.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |