segunda-feira, 22 de novembro de 2010

EDUCAÇÃO: Universitários boicotam exame do Enade em Salvador

Do POLÍTICA HOJE

Em menos de 20 minutos do início da prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), mais de 50 universitários que decidiram aderir ao boicote do exame já haviam deixado as salas do Colégio Manoel Novaes, no bairro do Canela, onde eram esperados cerca de 900 estudantes. "Nossa sala inteira boicotou", afirma a estudante do 8º semestre do curso de enfermagem da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Sabiny Pedreira, de 23 anos.
Na Bahia, foram avaliados estudantes de 132 faculdades e universidades, em 19 cursos, a maioria na área de saúde. Como o Estado não aderiu ao horário de verão, neste domingo as provas na Bahia começaram ao meio-dia. Em Salvador, 17 mil estudantes eram esperados em 27 locais de prova. O diretor de saúde do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Rafael Damasceno de Barros acredita que, na capital, o boicote vai conseguir atingir cerca de 40% a 50% dos avaliados.
 "A gente continua tendo divergências em relação a este processo e quer abrir um diálogo com o MEC", diz ele, criticando o processo de avaliação do Enade por criar um "ranking" das universidades, sem promover um acompanhamento estruturado pelo Ministério da Educação (MEC) para as universidades públicas mal avaliadas.Segundo Rafael, algumas faculdades particulares realizam espécies de "cursos preparatórios" para o Enade, o que leva os alunos a obterem boa nota na prova e, consequentemente, melhorarem a classificação da instituição de ensino. Isso, segundo Rafael, é usado pelas instituições para aumentar o valor das mensalidades.As infomações são do jomal A Tarde

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |