sábado, 17 de abril de 2010

POLÍTICA: Serra tem 10% de vantagem sobre Dilma, segundo Pesquisa Datafolha

De O Globo
RIO - O candidato a presidente da República José Serra (PSDB) tem 38% das intenções de voto segundo Pesquisa Datafolha que saiu publicada neste sábado na Folha de S. Paulo, e mostra Dilma Roussef (PT) com 28% das intenções de voto. Esta é a primeira pesquisa feita depois que Serra lançou sua candidatura, no sábado passado, dia 10 abril. No fim de março, Serra e Dilma tinham, respectivamente, 36% e 27%. A pesquisa, registrada sob o número 8.383/2010, foi feita nos dias 15 e 16 de abril. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Aprovação a Lula oscila de 76% para 73%, diz Datafolha
A candidata do PV Marina Silva aparece com 10% das intenções de voto e Ciro Gomes (PSB) com 9%. É a primeira vez que a candidata verde aparece na frente de Ciro, apesar de estarem estatisticamente empatados. Quando Ciro é retirado da pesquisa, devido a dúvidas sobre sua candidatura, a vantagem de Serra sobre Dilma aumenta: o candidato tucano fica com 42% das intenções de voto enquanto a petista fica com 30%: uma diferença de 12 pontos percentuais.
Pela pesquisa, 7% dos entrevistados disseram que votarão em branco, nulo ou em nenhum candidato. Outros 8% dizem ainda estar indecisos. A pesquisa ouviu 2.600 eleitores em 144 municípios.
Simulação do segundo turno
Na simulação do segundo turno, o tucano ficou com 50% das intenções de voto e Dilma com 40%. Na última pesquisa do Datafolha, feita em 29 de março, Serra já tinha aberto uma vantagem sobre Dilma, passando de quatro pontos percentuais para nove pontos percentuais. Serra chegou a 36% das intenções de voto e Dilma baixou um ponto, e chegou a 27%. Marina tinha 8% e Ciro 11%. No segundo turno na pesquisa do mês passado, a petista tinha 39% das intenções de voto e Serra 48%. Em dezembro do ano passado, a petista tinha 23% das intenções de voto, contra 37% de Serra. Repercussão
No Rio Grande do Sul, Dilma Rousseff afirmou neste sábado que não comentará a pesquisa Datafolha.
- Eu não comento pesquisa, porque pesquisa é um retrato do momento - disse ela, em uma rápida entrevista após uma plenária com movimentos sindicais, sociais e estudantis e políticos no centro de Porto Alegre.
No encontro social, praticamente um comício, o MST esteve minimamente representado, apesar de este ser o mês de mobilização do Abril Vermelho. Dilma voltou a defender as conquistas do governo Lula na agricultura familiar, defendeu o diálogo permanente com todos os movimentos da sociedade e se recusou a comentar sua posição a respeito das novas invasões de terras.
- Nós somos o governo que mais contribuiu para a paz no campo. Não esperem de mim qualquer declaração do tipo prende e arrebenta porque vocês não vão ter - disse ela, na entrevista
Perguntada sobre o discurso de seu adversário em viagem para o Nordeste, no qual afirmou que o Bolsa Família foi uma boa iniciativa e seria mantido em uma eventual gestão do PSDB, Dilma evitou polemizar, mas questionou a "mudança" da oposição:
- Não quero polemizar com ele, mas acho muito interessante esse novo estilo da oposição, de tentar passar por aquilo que não foi nos ultimos sete anos e meio. Se apoiassem tanto o nosso governo, por que não apoiaram antes? Só isso que eu me pergunto.
Já o presidente do PT, José Eduardo Dutra, disse neste sábado que não comemora nem lamenta resultado de pesquisa. Mas acrescentou que a diferença entre os dois candidatos cresceu apenas apenas um ponto percentual depois do "estardalhaço" do lançamento da candidatura de José Serra, no Datafolha, ficou abaixo do esperado. Dutra negou que a ampliação da diferença entre Serra e a pré-candidata petista Dilma Rousseff, para 10 pontos, esteja levando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a sofrer pressões para se afastar do governo e assumir o comando da campanha.
- Isso não existe. Lula vai governar o Brasil todos os dia até 31 de dezembro - disse Dutra.
Sobre a última consulta da Datafolha, o presidente do PT disse que não iria entrar na polêmica dos institutos, mas que o dado mais importante, para o PT, é o que mostra que 14% dos consultados que disseram votar no candidato de Lula desconhecem que seu candidato é Dilma.
- Para nós, a informação mais importante é que há um potencial de crescimento de 14% a partir do momento que esse universo ficar sabendo que a candidata de Lula é Dilma Rousseff. E boa parte dessa parcela do eleitorado só vai saber disso a partir do inicio da campanha no rádio e TV - avaliou Dutra.
Sobre a dianteira de Serra, ele não deu muita importância, pois era o que estava previsto.
- Mesmo com o estardalhaço da cobertura do lançamento de Serra, isso não significou um crescimento. O quadro está estabilizado e mostra a consolidação da candidatura de Dilma como um nome competitivo - avaliou o presidente do PT.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |