terça-feira, 10 de novembro de 2009

MUNDO: Festa lembra vítimas do comunismo

Do blog do NOBLAT
deu em o estado de s. paulo

Em aniversário da queda do Muro, chanceler alemã homenageia 'os proibidos de sair do lado oriental durante anos'
Os 20 anos da queda do Muro de Berlim foram lembrados ontem com homenagens às vítimas do regime comunista e com agradecimentos aos líderes que ajudaram na sua derrubada, na reunificação do país e no fim da Guerra Fria. Cerca de 100 mil pessoas enfrentaram a chuva e o frio e se reuniram em frente ao Portão de Brandenburgo, numa noite de emoção e gratidão.
"Às vezes, as pessoas esquecem hoje quantos não puderam sair durante anos, quantos ficaram presos", disse a chanceler alemã, Angela Merkel, com os olhos marejados, ao lado de chefes de Estado e de governo. "Antes da alegria da liberdade, muitas pessoas sofreram", acrescentou Merkel, originária da Alemanha Oriental.
Entre 1961, quando o Muro foi construído, e 1989, pelo menos 136 pessoas foram mortas pelos guardas alemães orientais, que tinham ordem de disparar contra quem tentasse fugir para o lado ocidental. Merkel, que cruzou a fronteira naquela noite de 9 de novembro de 1989, repetiu ontem o gesto no primeiro posto de controle aberto, a ponte da Bornholmer Strasse, ao lado do ex-líder soviético Mikhail Gorbachev. Centenas de pessoas assistiram ao ato, gritando: "Gorby! Gorby!"
Leia mais em:
Festa lembra vítimas do comunismo

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |