sábado, 17 de outubro de 2009

POLÍTICA: Procuradoria denuncia presidente do PSB no Pará por fraude

Do POLÍTICA HOJE
O Ministério Público Federal no Pará denunciou o presidente do PSB no Estado, Ademir Andrade, sob acusação de inserir dados falsos no sistema da CDP (Companhia Docas do Pará), empresa federal da qual foi presidente de 2003 a 2006. Senador de 1995 a 2003, Andrade é hoje vereador em Belém. Segundo a denúncia, assinada pelo procurador André Sampaio Viana e encaminhada à 3ª Vara Federal do Pará, Andrade e mais oito ex-funcionários da CDP excluíram do banco de dados informações necessárias para o faturamento de serviços prestados pela empresa.
Sem os dados, afirma Viana, a CDP deixou de receber cerca de R$ 7 milhões. A pena para o crime é o pagamento de multa e prisão de 2 a 12 anos. Responsável pela administração dos portos paraenses, a CDP é ligada à Secretaria de Portos da Presidência da República. De acordo com Viana, um documento apreendido nas investigações demonstra que os diretores da CDP decidiram em reunião excluir os dados. O ex-senador não participou do encontro, mas, segundo a Procuradoria, depoimentos de testemunhas e conversas de terceiros gravadas pela Polícia Federal mostram que Andrade tinha conhecimento do caso.
As investigações de irregularidades na CDP começaram com a Operação Galileia da PF, que em 2006 chegou a prender Andrade e outros suspeitos de fraudes em licitações na empresa. Na época, o Ministério Público denunciou o grupo sob acusação de formação de quadrilha e crimes contra a administração pública.

Outro lado
Ademir Andrade disse que não há nada de concreto na denúncia, que só foi protocolada porque PF e MPF "não quiseram admitir o erro" de ter prendido injustamente ele e seus funcionários na época. Ele negou a exclusão dos dados de faturamento da CDP e argumentou que as conversas gravadas nesse sentido são infundadas. Descartou ainda ter cometido erros na presidência da empresa. "O que eles estão fazendo agora é uma atitude ridícula, irresponsável, de quem não tem coragem de assumir um erro, de gente que não tem ética no cargo. Isso será tranquilamente provado", afirmou. Com informações da Agência Estado.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |