terça-feira, 14 de março de 2017

LAVA-JATO: ‘O congresso quer anistiar a corrupção’, diz Deltan Dallagnol

OGLOBO.COM.BR
POR GUSTAVO SCHMITT

Procurador diz que discussão sobre caixa 2 pretende acabar com a Lava-Jato

Procurador Deltan Dallagnol - Pablo Jacob / Agência O Globo

SÃO PAULO — O coordenador da força-tarefa da Lava-Jato, Deltan Dallagnol, disse que a discussão no Congresso para anistiar a prática de caixa 2 é uma cortina de fumaça para acabar com a operação Lava-Jato. Em entrevista à Globonews na tarde desta terça-feira, Dallagnol afirmou que congressistas querem anistiar crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.
O procurador lembrou que até agora não há nenhum político condenado na operação por prática de caixa 2.
— Isso é um falso debate. Eles (se referindo aos parlamentares) introduzem um debate de anistia ao caixa 2. Mas qual seria o interesse de anistiar um crime se ninguém é condenado? A consequência no Brasil do crime de caixa 2 é nenhuma. Esse debate apenas é uma roupagem para anistiar a corrupção — disse Dallagnol.
O procurador defendeu ainda o endurecimento da legislação para punir a prática de caixa 2. Ele lembrou que o projeto de lei das 10 medidas contra corrupção, de autoria do Ministério Público Federal (MPF), criminaliza o caixa 2, com pena de reclusão de até 5 anos. Pela lei atual, não há um artigo específico sobre o crime de caixa 2. Porém, pode ser punido por meio de outros artigos da lei eleitoral sendo enquadrado como abuso de poder econômico ou falsidade ideológica eleitoral (com pena de reclusão de até 5 anos).
A Lava-Jato também quer no projeto responsabilizar partidos políticos em relação à contabilidade paralela (caixa 2). Hoje, apenas os dirigentes pessoas físicas respondem por eventuais crimes cometidos em benefício do partido.
— O caixa 2 é sim nocivo. O dinheiro não é declarado porque é fruto de corrupção ou porque é usado para a compra de votos. Caso contrário, não haveria razão para que o dinheiro não fosse declarado. O nosso sistema hoje não prevê um crime de caixa 2 consistente — disse Dallagnol.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |