quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

MUNDO: Sobe para 97 o número de mortos em terremoto na Indonésia

OGLOBO.COM.BR
POR O GLOBO / COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Tremor de 6,5 graus foi sentido ao norte do arquipélago asiático. Não houve alerta de tsunami


Dezenas de casas e prédios foram destruídos após o tremor - ZIAN MUTTAQIEN / AFP

JACARTA — Ao menos 97 pessoas morreram depois que um terremoto de 6,5 graus de magnitude atingiu a província de Aceh, no norte da Indonésia, nesta quarta-feira. A informação é do chefe do Exército de Aceh, citado pela agência AP. Mais de 70 de pessoas estão gravemente feridas e há ainda vítimas sob escombros.
Edifícios foram reduzidos a escombros, postes de eletricidade caíram e pessoas estão reunidas nas ruas. O Serviço Geológico dos Estados Unidos informou que o tremor atingiu uma profundidade de 17km, na costa de Aceh. Nenhum alerta de tsunami foi emitido.
Equipes de busca e resgate usavam escavadeiras para limpar destroços e procurar pelo que autoridades acreditam ser dezenas de vítimas presas.
Sutopo Nugroho, da agência nacional de gerenciamento de desastres, disse que foi declarado estado de emergência em Aceh.
— Agora estamos focando na busca por vítimas e possíveis sobreviventes — disse Nugruho.
Segundo as autoridades da Indonésia, há ainda vítimas sob os escombros - ZIAN MUTTAQIEN / AFP

Após o primeiro abalo, foram registrados cinco tremores secundários, informou Eridawati, diretor local da Agência de Meteorologia, Climatologia e Geofísica.
Em junho, um terremoto de magnitude 6,5 sacudiu o oeste de Sumatra, destruindo dezenas de edifícios. Oito pessoas ficaram feridas.
A Indonésia se localiza no "cinturão de fogo do Pacífico", um alinhamento de vulcões que repousam nos limites de placas tectônicas e falhas sísmicas.
Aceh, situada no extremo norte da ilha de Sumatra, foi devastada em 2004 por um tremor que provocou tsunami. A onda gigante matou mais de 170 mil pessoas na Indonésia e dezenas de milhares em outros países banhados pelo oceano Índico.

ÚLTIMAS DE MUNDO

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |