segunda-feira, 5 de setembro de 2016

MUNDO: Série de atentados deixa ao menos 43 mortos na Síria

OGLOBO.COM.BR
POR O GLOBO / AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Estado Islâmico reivindica explosões em áreas controladas pelo governo e pelos curdos

O maior número de vítimas foi registrado na cidade de Tartus - HO / AFP

BEIRUTE — Pelo menos 43 pessoas foram mortas nesta segunda-feira em uma série de atentados em várias cidades da Síria, em áreas essencialmente controladas pelo regime de Bashar al-Assad, de acordo com a mídia estatal. Mais tarde, o Estado Islâmico (EI) reivindicou a autoria das explosões. Os ataques vêm após o grupo extremista perder sua última saída para o exterior na fronteira turca.
O atentado mais sangrento ocorreu em uma ponte nos arredores de Tartus — reduto do regime sírio, na costa Oeste —, causando 30 mortos e 45 feridos. Primeiro, um carro-bomba explodiu. Logo depois, um homem-bomba detonou seus explosivos no meio das pessoas que tentavam socorrer os feridos da primeira explosão.
Em outros ataques, no Nordeste do país, pelo menos oito pessoas morreram nesta segunda-feira em Hasake, uma cidade quase totalmente controlada por milícias curdas.
Além disso, a explosão de um carro-bomba matou quatro pessoas e feriu sete em Homs (Centro), segundo a agência oficial Sana. Em uma estrada a oeste da capital, Damasco, outra explosão deixou um morto e três feridos.
De acordo com o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH), os ataques foram dirigidos contra postos de controle do Exército do regime ou curdos.
O Estado Islâmico já atacou várias vezes as cidades que foram atingidas nesta segunda-feira. No domingo, o EI perdeu suas últimas posições ao longo da fronteira com a Turquia. Sua única porta para o mundo exterior — os cerca de 20 km de fronteira que ainda controlava entre Síria e Turquia — foi tomada pelas tropas de Ancara, segundo o OSDH.
Até recentemente, Tartus não havia sido atingida pela violência da guerra na Síria, que desde 2011 causou mais de 290 mil mortos e forçou milhões de pessoas a abandonarem suas casas.
No entanto, em 23 de maio, uma série de ataques, incluindo atentados suicidas reivindicados pelo EI, deixou mais de 170 mortos em Tartus e em outro reduto do regime, Jablé.
Tartus foi, inclusive, cenário de um controverso vídeo divulgado pelo governo para promover o turismo na cidade costeira.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |