quinta-feira, 21 de julho de 2016

SEGURANÇA: Campanha orienta população a denunciar situações suspeitas

OGLOBO.COM.BR
POR O GLOBO

Medida visa ao enfrentamento às ameaças de terrorismo

Mochila abandonada em uma estação de transporte público, por exemplo, pode representar risco - Divulgação

RIO — A população também será peça-chave na política de antiterrorismo na cidade. A Secretaria de Estado de Segurança lançou nesta quarta-feira a campanha "Carioca Ligado. Rio Seguro", com o objetivo de orientar passageiros a procurar agentes de segurança caso identifiquem situações suspeitas. A ação será divulgada por meio de panfletos, mídias digitais e monitores de concessionárias parceiras, como BRT, SuperVia, VLT, CCR Barcas, Ecoponte e Arquidiocese do Rio.
Se o passageiro notar alguma ameaça, deverá relatá-la a um agente ou entrar em contato com a polícia pelo 190 ou através do Disque-Denúncia (2253-1177). A campanha permite ampliar a percepção de comportamento suspeito e enfrentamento às ameaças externas.
— A ideia é conscientizar a população sobre o seu papel na segurança pública. O brasileiro de uma forma geral é um povo muito solícito e nem sempre se dá conta das ameaças. A campanha é um dos braços da preparação da segurança para os jogos. Queremos que a população esteja atenta e chame um agente de segurança caso perceba alguma situação anormal – ressalta o tenente Daniel Puga, Coordenador de Comunicação do Comando de Operações Especiais da PMERJ e responsável pela elaboração da campanha.
As peças já estão disponíveis no telão das barcas que fazem a travessia Rio-Niterói, assim como nos monitores de vídeo dos ônibus do BRT e mostram, por exemplo, que uma mochila abandonada em uma estação de transporte público pode representar um risco. Neste caso, as autoridades devem ser comunicadas. O labrador "Chefe", do Batalhão de Ações com Cães, do COE, é destaque na campanha.
O trabalho, inspirado na campanha norte-americana “If You See Something, Say Something” (na tradução literal “Se Você Vir Algo, Diga Algo”), foi integrado ao programa de Estágio de Percepção de Ameaça Terrorista, usado para capacitar agentes de segurança.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |