quarta-feira, 20 de julho de 2016

FRAUDE: Brasil é o segundo país com mais fraudes em cartões, diz pesquisa

OGLOBO.COM.BR
POR JOÃO SORIMA NETO

Quase metade da população já teve algum problema nos últimos cinco anos

- David Paul Morris / Bloomberg

SÃO PAULO - Comportamentos de risco, como deixar o celular desbloqueado ou anotar e carregar a senha do cartão de débito na carteira, contribuíram para que o Brasil alcançasse a segunda colocação no ranking dos países que mais sofreram fraudes com cartões de crédito, débito e pré-pago este ano, atrás apenas do México.
De acordo com a pesquisa Global Consumer Card Fraud 2016, 49% dos brasileiros disseram ter sofrido algum tipo de fraude com cartões nos últimos cinco anos. Em 2014, quando o última pesquisa foi feita, o país estava na 8ª posição.
Nas Américas, foram levantados dados do comportamentos de risco dos usuários de cartões no Brasil, Estados Unidos, Canadá e México. Em todas as situações, os brasileiros apresentaram o maior percentual de “comportamento de risco”. Por exemplo, 11% disseram que respondem a e-mails ou telefonemas pedindo dados bancários. No Canadá, apenas 5% dos entrevistados apresentam esse comportamento e 8% nos Estados Unidos.
No Brasil, 15% dos entrevistados afirmaram anotar e levar na carteira a senha do cartão, contra 7% no Canadá e 12% no México. Outros 22% de brasileiros entrevistados pela pesquisa disseram que usaram o banco on-line ou fizeram compras on-line sem softwares de segurança ou em computadores públicos. Nos EUA, apenas 14% dos entrevistados têm esse comportamento de risco.
Reino Unido
56
México
49
Brasil
47
Estados Unidos
40
Austrália
37
Índia
36
Singapura
35
Canadá
33
África do Sul
29
França
29
Reino Unido
Outros 27% dos entrevistados no Brasil revelaram deixar o celular desbloqueado quando não o estão usando (20% nos EUA) e 23% afirmaram jogar papéis ou documentos com número de conta bancária no lixo (23% também no México).
— Comportamentos arriscados têm relação direta com o aumento das fraudes — diz Ben Knieff, analista sênior de pesquisa do Aite Group, empresa que em parceria com a ACI, companhia global de soluções de pagamentos e serviços bancários eletrônicos, realizou o levantamento.
A pesquisa foi feita em 20 países com 6 mil entrevistas e 54% dos consumidores apresentaram ao menos um comportamento arriscado, contra 50% em 2014. Entre essas pessoas, 58% já sofreram fraude. Além do comportamento de risco dos usuários, o levantamento mostra que falhas de segurança também foram responsáveis pelo aumento das fraudes.
No segmento financeiro, de acordo com o levantamento, ocorreram 2.260 violações de dados confirmadas só em 2015. Mesmo com adoção de medidas de segurança pelos bancos e comerciantes, além do uso do cartão com chip, as fraudes de cartões seguiram em crescimento em grande parte do mundo.

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