quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

POLÍTICA: Cunha 'imobilizava' governo e 'foi melhor assim', diz Dilma a assessores

FOLHA.COM
VALDO CRUZ
MARINA DIAS
DE BRASÍLIA

Cunha anuncia que aceitará abertura do processo de impeachment

Em uma primeira avaliação com seus assessores, a presidente Dilma Rousseff desabafou que pelo menos agora acabou a indefinição que estava "imobilizando" o governo e que o Palácio do Planalto deve traçar uma estratégia para derrotar o pedido de impeachment contra a petista aceito nesta quarta-feira (2) pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
Depois de um dia de tensão, assessores comentavam no Palácio do Planalto: "Foi melhor assim". Interlocutores da presidente confidenciavam, inclusive, que se o governo não conseguir 171 votos para derrubar o pedido de impeachment no plenário da Câmara dos Deputados "é melhor mesmo ir para casa".
Logo depois de tomarem conhecimento da decisão de Eduardo Cunha, assessores presidenciais a classificaram de "vingança" depois que os três deputados petistas decidiram votar contra o peemedebista no Conselho de Ética, que analisa parecer pela cassação do mandato do presidente da Câmara.
Além de se preparar para enfrentar a votação contra o pedido de impeachment na Câmara o governo avalia ainda ir ao STF (Supremo Tribunal Federal) contra a decisão de Cunha, alegando vingança do deputado e que não há crime de responsabilidade a ser imputado à presidente Dilma Rousseff.
Aliados de Dilma, porém, temem que o plenário da Corte decida que não cabe aos ministros do STF um parecer sobre o tema ou mesmo que há, sim, crime de responsabilidade da presidente.
Quem defende essa tese acredita que é melhor costurar a fragilizada base aliada no Congresso para conseguir os 171 votos necessários no plenário para impedir o afastamento.
Segundo a Folha apurou, antes de divulgar oficialmente sua decisão, Eduardo Cunha telefonou para o vice-presidente Michel Temer (PMDB-SP) para comunicá-lo que estava aceitando a tramitação do pedido de impeachment contra Dilma. Até as 19h30, Temer ainda não havia conversado com a petista sobre o assunto.
No início da noite, a equipe de Dilma decidiu que a presidente deveria fazer um pronunciamento sobre o episódio, previsto para o início da noite desta quarta.
O temor do governo, neste momento, é com os efeitos imediatos da decisão de Cunha sobre a economia e o mercado financeiro. A expectativa é de forte alta do dólar nesta quinta-feira (03) e de queda das Bolsas de Valores.
Isto, na avaliação da equipe econômica, será muito ruim num momento de forte retração da economia, o que pode piorar ainda mais a situação do governo, aprofundando a recessão também no próximo ano.
Desde o início da semana o governo estava dividido em relação às ameaças de Eduardo Cunha. Uma ala buscou convencer os deputados petistas do Conselho de Ética a salvar o presidente da Câmara sob o argumento que o desgaste político compensava evitar a abertura do processo de impeachment, que teria efeitos danosos na economia difíceis de se prever.
Outra ala, ligada ao ex-presidente Lula, avaliava o contrário. Que o governo não podia ficar refém de Eduardo Cunha e defendia o enfrentamento do processo. Este é o grupo que considera que, se o governo não tem votos para evitar o impeachment na Câmara, é melhor ir para casa.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |