quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

ARTIGO: Uma presidente que não sabe fazer política

OGLOBO.COM.BR
POR LAURO JARDIM

Se não for bem sucedida no STF, Dilma terá tarefa mais ingrata: conquistar um terço do Congresso

RIO - Para que o mundo não lhe caísse ontem sobre a cabeça bastava que Dilma Rousseff virasse o voto de dois petistas do baixo clero no Conselho de Ética. Dilma não teve essa capacidade. Se o fizesse, Eduardo Cunha teria os votos que precisava para garantir o seu mandato — e não terminaria o dia tirando o impeachment do seu saco de maldades. Agora, Dilma tentará a via judicial. Recorrerá ao Supremo. Se não for bem sucedida, terá uma tarefa mais ingrata: conquistar um terço do Congresso para manter-se no Palácio do Planalto. O cenário de depressão econômica torna a missão da presidente ainda mais penosa.
A deflagração do processo de impeachment acontece sobretudo por uma razão: a presidente não sabe fazer política. Nunca soube lidar com o Congresso ou construir alianças. Não recebia políticos em seu gabinete, não lhes dava atenção. Sua relação com os políticos, aliás, é recheada de histórias que beiram o inacreditável para quem precisa dessa turma para governar. Inúmeras vezes, por exemplo, deixou de dar carona no jato presidencial a deputados e senadores que iriam a um mesmo evento. Parlamentar não esquece deste tipo de desfeita. A ironia é que agora, Dilma vai precisar justamente da política para barrar o impeachment.
Com quem ela pode contar? Michel Temer está afastado do Planalto. E por que ajudaria Dilma se pode ser o beneficiário direto de sua queda? Conquistar o PMDB numa hora dessas não é empreitada para amadores. O próprio PT tem se mostrado distante e rebelde.
O dia terminou com dois perdedores. Cunha mostrou que não controlava o Conselho de Ética. Dilma pelas razões óbvias. Ele, entretanto, mesmo alquebrado, ainda tem o poder de chantagear o governo. Conseguiu manter o seu futuro atado ao da presidente por algum tempo.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |