sexta-feira, 22 de maio de 2015

POLÍTICA: Eduardo Cunha diz que interromperá reforma política caso Senado altere medidas do ajuste fiscal

OGLOBO.COM.BR
POR ISABEL BRAGA

Presidente da Câmara afirma que não engavetará MPs e que não tem ‘o direito de negar ao Executivo a governabilidade’
Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Renan Calheiros (PMDB-AL) e José Serra (PSDB-SP) no Salão Verde da Câmara. Foto: Ailton de Freitas/ Agência O Globo - Ailton de Freitas / Agência O Globo

BRASÍLIA — O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse que se o Senado fizer alterações nas medidas provisórias do ajuste fiscal, irá interromper a votação da reforma política. Cunha lembrou que as MPs perdem a vigência em primeiro de junho.
— Se por acaso o Senado modificar na semana que vem as MPs, não vamos deixar cair. Vamos votar, nem que a gente interrompa a apreciação da reforma política e aprecie. Eu farei isso. Uma coisa é o projeto (de desonerações) que não tem prazo, não perde validade. Outra coisa é uma MP terminando em primeiro de junho — disse Cunha, acrescentando:
— Se o Senado me devolver quarta-feira, não vou simplesmente colocar na gaveta, vou interromper momentaneamente e votar. Não tenho o direito de negar ao Poder Executivo a sua governabilidade. E o Senado pode legitimamente alterar. Não quero dar a sinalização de que a Câmara está contra o ajuste fiscal porque parou de apreciar matéria que tem prazo para apreciar a reforma política. Seria a antítese de tudo o que a gente prega até agora.
Segundo Cunha, no caso do projeto de lei das desonerações, que não tem prazo de vigência, é melhor articular sua votação na Câmara. Para ele, há arestas a serem aparadas, a base aliada precisa se entender porque a oposição está contra a proposta:
— Não te mal sinal para o mercado. É preferível aparar as arestas, mesmo votando em, junho. Mandar mais redondo. A intenção é fazer o projeto sair daqui mais acordado porque há obstrução grande da oposição. Se a base não se entender, pode fracassar

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |