terça-feira, 19 de maio de 2015

COMENTÁRIO: Na “Pátria Educadora”, corte de verbas para o ensino leva professores federais a entrarem em greve nacional

Por Ricardo Noblat - Blog do NOBLAT
OGLOBO.COM.BR

No ano em que o governo da presidente Dilma Rousseff adotou como slogan “Pátria Educadora”, as universidades públicas penam sem dinheiro para funcionar a contento e os professores ameaçam entrar em greve por melhores salários.
Tudo indica que vem por aí uma greve nacional de professores de instituições federais, a princípio marcada para começar no dia 28 deste mês.
Foi o que ficou decidido após reunião no último sábado de 43 seções sindicais, segundo o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior. Nesta semana, a decisão será submetida a voto de assembleias locais de professores.
A última greve nacional da categoria aconteceu em 2012, quando 58 universidades federais pararam durante quatro meses. Ontem, Carlos Levi, reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), suspendeu a recomendação de paralisar a instituição.
Ainda não se sabe se a ordem dele será atendida. Metade dos 104 cursos de graduação da UFRJ havia deixado de funcionar devido à falta de dinheiro para pagar funcionários terceirizados. A universidade tem mais de 50 mil alunos.
Nos primeiros dois meses deste ano, o Ministério da Educação reduziu em um terço o repasse da verba das universidades federais. O ajuste fiscal do governo deverá cortar de 70 bilhões a 80 bilhões do Orçamento da União. Faltará dinheiro para quase tudo – de despesas obrigatórias a investimentos.
Professores federais podem entrar em greve no próximo dia 28 (Foto: Pablo Vergara)

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |