sexta-feira, 22 de maio de 2015

ECONOMIA: Moody's retira grau de investimento da Eletrobras

OGLOBO.COM.BR
POR RAMONA ORDOÑEZ / COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Nota passou de Baa3 para Ba1, em revisão para futuro rebaixamento
- Bloomberg/amin Talaie/30-09-2011

RIO e NOVA YORK - A agência de classificação de risco Moody’s rebaixou o rating da Eletrobras para “Ba1”, ante “Baa3”, retirando da estatal o grau de investimento, espécie de selo de referência ao mercado de boa pagadora. A Moody’s, que colocou o rating sob revisão para possível novo rebaixamento, disse que os indicadores de crédito da empresa não eram condizentes com o grau de investimento, mesmo após a melhora dos resultados do primeiro trimestre.
A Eletrobras registrou lucro líquido de R$ 1,255 bilhão de janeiro a março. Em 2013, a empresa teve prejuízo de R$ 3 bilhões.
Durante o período de revisão do rating, a Moody’s irá avaliar a capacidade da Eletrobras de melhorar mais as margens operacionais, assegurar o financiamento de longo prazo para a maioria de seus projetos de energia e melhorar a sua posição de liquidez.
RISCO DE NOVO CORTE NA NOTA
Em comunicado, a agência deixou claro que, caso os indicadores não melhorem substancialmente nos próximos 12 a 18 meses ou se Moody’s perceber uma deterioração acentuada da liquidez da empresa, o rating poderá ser rebaixado novamente.
Para José Ronaldo Souza Júnior, professor de Economia do Ibmec/RJ, a perda do grau de investimento da Moody’s vai fazer com que a Eletrobras tenha mais dificuldades de acesso ao mercado financeiro internacional, além de ficar sujeita a taxas de juros bem mais altas.
— A Eletrobras tem investimentos elevados e precisa captar financiamentos para a execução. Ao perder um grau de investimento terá menos financiamento disponível e vai pagar mais caro — destacou o professor.
Segundo Souza Júnior, muitos investidores poderão deixar de aplicar recursos na companhia. E alertou para o risco de a Eletrobras perder também o grau de investimento de outras duas agências, a Fitch e a Standard & Poor’s.
Procurada, a Eletrobras não quis comentar o assunto.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |