quarta-feira, 15 de outubro de 2014

SEGURANÇA: Após 48 horas, chega ao fim rebelião de presos no interior do Paraná

OGLOBO.COM.BR

Entre os dez agentes que ainda eram mantidos reféns, alguns saíram machucados da Penitenciária Industrial de Guarapuava
SÃO PAULO — Após 48 horas de tensão, chega ao fim nesta quarta-feira a rebelição de presos na Penitenciária Industrial de Guarapuava, no interior do Paraná. Os dez agentes que eram matidos reféns pelos amotinados foram libertados, alguns machucados foram submetidos à tortura, de acordo com o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná. Segundo o Departamento de Execução Penal do Paraná (Depen), órgão ligado à Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Seju), o acordo fechado entre o Estado e os amotinados prevê a transferência de 28 presos para outras unidades paranaenses e, também, para presídios no estado de Santa Catarina. A rebelião começou às 11h30m da última segunda-feira.
O presídio tem 240 detentos, dez deles haviam sido transferidos para a unidade depois de participarem de uma violenta rebelião no presídio de Cascavel, que deixou cinco detentos mortos, dois deles decapitados. Nesta terça-feira, um dos agentes penitenciários foi amarrado a um para-raios e os presos ameaçaram atear fogo. Um detento foi pendurado pelos pés, de cabeça para baixo, e os rebelados ameaçaram jogá-lo do telhado. Mantidos a maior parte do tempo no telhado da unidade, seminus, os reféns foram vítimas de agressões constantes. Dois agentes penitenciários ficaram feridos e foram libertados.
Inaugurada há 15 anos, a Penitenciária Industrial de Guarapuava é considerada modelo. Nela, os presos podem estudar e trabalhar. Esta é a primeira rebelião ocorrida nesta unidade. O estado do Paraná registrou 21 rebeliões em presídios nos últimos 10 meses.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |