OGLOBO.COM.BR
Previsão para o crescimento da economia neste ano, no entanto, continua baixa: apenas 0,28%
RIO - Após 19 semanas revisando para baixo a expectativa de crescimento da economia, analistas do mercado elevaram a previsão para o Produto Interno Bruto (PIB) deste ano. Segundo o boletim Focus divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central, a mediana das projeções dos economistas ouvidos subiu para alta de 0,28%, levemente superior aos 0,24% apontados na semana passada.
A previsão para a inflação, no entanto, também aumentou. Agora, os especialistas esperam que o IPCA, índice que meda a alta de preços oficial no país, encerre 2014 em 6,45%, patamar bem superior aos 6,32% do relatório da semana anterior. A nova projeção se segue à divulgação de que o indicador acumulou alta de 6,75% em setembro, ultrapassando novamente o teto da meta do governo, de 6,5%.
No chamado “top 5”, que reúne as cinco consultorias que mais acertam previsões, a expectativa é pior, de 6,48%. Na semana passada, estava em 6,31%. O Banco Central não divulga as estimativas desse grupo para o PIB.
Em relação à taxa de juros, a previsão do mercado continua a indicar a manutenção da Selic no atual patamar de 11% ao ano. Para o ano que vem, a mediana das estimativas ficou em 11,88%.
Comentários:
Postar um comentário