segunda-feira, 18 de agosto de 2014

ELEIÇÕES: Para PSDB, resultado de pesquisa era esperado e Marina teria atingido teto com comoção

De OGLOBO.COM.BR
POR MARIA LIMA

Campanha de Aécio diz que agora é preciso ‘trabalhar dobrado’
Aécio durante o velório de Campos: candidato foi ultrapassado por Marina, afirma Datafolha - RICARDO MORAES / REUTERS
BRASÍLIA — O comando da campanha do candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, afirma ter visto algumas vantagens no resultado da pesquisa Datafolha, que coloca Marina Silva (PSB), com um patamar de 21% das intenções de votos na largada da campanha na TV. A coordenação diz ter sido o resultado esperado e que Marina pode começar a perder quando passar o apelo da morte de Eduardo Campos, mas a ordem é trabalhar. O PSDB, como o PT da presidente Dilma Rousseff, vive o dilema de partir para o ataque contra Marina, o que pode desagradar os eleitores do voto de protesto para um eventual segundo turno.
Aécio retomou nesta segunda-feira a agenda, com campanha e reuniões políticas no Rio de Janeiro. Tucanos dizem que a TV e os debates serão as novas variáveis importantes daqui pra frente.
— Agora é trabalhar dobrado — comentou ex-governador Alberto Goldman, coordenador da campanha de Aécio em São Paulo.
O candidato a vice-presidente na chapa do candidato tucano a presidente Aécio Neves, senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) avalia que, além de capitalizar nos votos brancos, nulos e indecisos, na pesquisa Datafolha a candidata do PSB, Marina Silva tirou votos que a candidata petista Dilma Rousseff ganharia com o crescimento de sua avaliação positiva de governo. Aloysio diz que Aécio mostra que está com a candidatura consolidada em um nicho diferente das duas outras candidatas, e que isso é mostrado também na consulta espontânea, onde o tucano aparece com 9% das intenções de votos, e Marina com 4% apesar de ter 100% de conhecimento.
— De modo algum há motivo para susto ou reviravolta na nossa campanha. O fato de Marina entrar na faixa dos brancos, nulos e indecisos é muito positivo. Além de Dilma não se beneficiar com esse alto índice de ausentes, Marina está trazendo o eleitor desencantado, o que melhora a disputa — disse Aloysio Nunes.
Ele disse que a batalha agora é mostrar que Aécio é o mais preparado para fazer a transição política e econômica do legado desastroso que a administração petista deve deixar para o próximo presidente.
— Vamos mostrar que estamos mais preparados e que Aécio é a melhor opção para fazer a mudança, o que já era nosso mote. Os votos em Dilma não se alteraram e ela continua com rejeição de 64% que não a querem no próximo governo — disse Aloysio Nunes.
O candidato do PSDB ao governo de Minas Gerais, Pimenta da Veiga, acha que o empate técnico entre Marina e Aécio, que perdeu um ponto e está com 20% das intenções de votos, é bom para esse momento de turbulência e reviravolta.
— Veio como o previsto para esse momento emocional. O empate está bom para a arrancada. Se Marina ficar por aí e nós crescermos meia dúzia de pontos, está bem. O cenário vai se delineando favoravelmente — disse Pimenta da Veiga.
Coordenador jurídico da campanha de Aécio Neves, o deputado Carlos Sampaio avalia que o momento de muita comoção e tristeza levariam mesmo a essa subida da candidata substituta de Eduardo Campos nesse momento.
— Enfim, o contexto, por óbvio, ensejou esse cenário que, tenho certeza, não persistirá — analisa o tucano.
O presidente do PSDB de Minas Gerais, deputado Marcus Pestana, tem a mesma avaliação. Ele diz que a pesquisa reforçou a clara tendência de dois turnos.
— Aécio corre numa faixa própria e sua candidatura tem um significado bastante diferente das de Marina e Dilma. Nossa estratégia se mantém e o desafio é torná-lo mais conhecido, pois é o único que ainda não disputou uma eleição presidencial. E identificá-lo com o sentimento da mudança necessária e como o melhor operador, sem colocar em risco as conquistas dos últimos 20 anos de estabilidade econômica e política — diz Pestana.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |