terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

ECONOMIA: Receita do governo é recorde em janeiro, mas aumento é fraco

Da FOLHA.COM
POR DINHEIRO PÚBLICO & CIA

A receita do governo federal começou o ano com resultados abaixo do necessário para o cumprimento das metas oficiais.
Divulgada hoje, a arrecadação de impostos e outros tributos somou R$ 123,7 bilhões no mês passado, numa expansão de 0,9% acima da inflação sobre janeiro de 2013.
O montante é recorde histórico, mas a taxa de crescimento é fraca diante das expectativas da área econômica -que depende de mais receita para contrabalançar a escalada das despesas neste ano eleitoral.
Na semana passada, quando anunciou as metas fiscais para 2014, o governo Dilma Rousseff projetou um aumento de 3,5% acima da inflação para a arrecadação tributária.
A arrecadação sofre os efeitos da estagnação da economia. Incidentes sobre salários e lucros, o Imposto de Renda e a CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) tiveram queda de receita de 1,3% e 2,7%, respectivamente.
Principal tributo federal incidente sobre o consumo, a Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) também mostrou perda, de 4,8%.
Além disso, as contribuições para a Previdência Social somaram R$ 26 bilhões, com alta de 11,6% -acima dos 6,5% esperados pelo governo para o ano.
O tributo incide sobre as folhas de salários e seu desempenho é favorecido pelos níveis historicamente elevados de empregos com carteira assinada, daí as projeções oficiais ambiciosas.
Como de costume, a equipe econômica da presidente trabalha com expectativas otimistas para o crescimento da economia e da arrecadação tributária.
Espera-se uma expansão do Produto Interno Bruto, ou seja, da renda do país, de 2,5%; para a maior parte dos analistas e investidores do mercado, a taxa não passará de 1,7%.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |