terça-feira, 28 de janeiro de 2014

TRAGÉDIA: Caminhão que derrubou passarela na Linha Amarela entrou na via com a caçamba abaixada

De OGLOBO,COM.BR

Em depoimento informal à polícia, motorista disse que não sabia que a equipamento estava levantado
Imagens feitas pelas câmeras da Lamsa mostram trajeto do veículo
RIO - O motorista do caminhão que derrubou uma passarela e deixou pelo menos quatro mortos na Linha Amarela, entrou na via com a caçamba do veículo abaixada. Imagens feitas pelas câmeras da concessionária Lamsa revelam que o condutor do veículo só teria acionado o mecanismo na altura do Engenhão, já dentro da via expressa. As imagens mostram ainda que o caminhão seguia em alta velocidade.
À polícia, o motorista disse que não viu a caçamba do veículo levantada. A declaração de Luis Fernando da Costa, que está internado no Hospital Lourenço Jorge, na Barra, foi dada em depoimento informal e confirmada pelo delegado, Fábio Asty, da 44ª DP (Inhaúma) ao site G1, da TV Globo. Ainda de acordo com a polícia, ele disse que trafegava a 85 km/h, abaixo do limite, de 100 km/h, e que tinha conhecimento que não era permitido trafegar na via nesse horário.
Se confirmada a culpa, ele responderá por quatro homicídios culposos e quatro lesões corporais culposas, quando não há a intenção de matar ou ferir.
Mais cedo, em entrevista no Centro de Operações da prefeitura, o secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osorio, disse que a prefeitura procura imagens que mostrem o momento em que o caminhão levantou a caçamba. A concessionária já havia divulgado um vídeo que mostava o momento em que o caminhão basculante derruba a passarela entre as saídas 4 e 5, em Pilares.
De acordo com Elizeu Drumond, presidente da Transreta e diretor da área de transportes especiais do Sindicado de Cargas (Sindicargas), a caçamba do caminhão basculante pode ter se soltado sozinha.
— Se a máquina estiver com vazamento de óleo hidráulico, o sistema de abre e fecha não é eficiente e a peça pode se soltar. O processo conta com um cilindro, que funciona sob pressão e utiliza óleo. Com a velocidade, a caçamba é levantada facilmente — explica o empresário, que deslocou os guindastes de sua empresa para ajudar no socorro às vítimas que estavam presas nas ferragens da passarela.
Drummond lembra também que a abertura da caçamba pode ser acionada no painel do veículo:
— Não é comum o motorista acionar o comando de abertura em movimento. Só o motorista pode explicar o que aconteceu.
O prefeito Eduardo Paes disse que ainda não dá para a prefeitura admitir que houve falha da Lamsa no acidente na Linha Amarela, apesar do horário de permissão para tráfego na via. Segundo Paes, ainda não há nada que justifique irresponsabilidade da concessionária, já que, independentemente da infração, o acidente teria ocorrido, uma vez que o caminhão trafegava com a caçamba levantada.
Em nota, a Lamsa informou que a fiscalização na via não é de responsabilidade da concessionária. A mesma é feita pelos órgãos públicos, mas que monitora e quando necessário, aciona os órgãos competentes. A Polícia Militar informou que o Batalhão de Policiamento em Vias Especiais (BPVE) atua na Linha Amarela através de convênio com a prefeitura. A PM afirma que é agente fiscalizador da via, além de realizar patrulhamento ostensivo. O BPVE atua no local com uma viatura e duas motos patrulhas especificamente para fiscalizar o trânsito na via. Questionada sobre se houve fiscalização no caminhão que bateu na mureta, a PM ainda não se pronunciou.
O caminhão é da empresa Arco da Aliança, que de acordo com o site da prefeitura, é credenciada pela Comlurb para fazer coleta particular de lixo. Procurada pelo GLOBO, a empresa não quis se pronunciar, mas informou que enviou um advogado e outro representante para o local. Já a assessoria do prefeito Eduardo Paes disse que o veículo não presta serviço para a prefeitura, mas é autorizado para fazer o serviço. De acordo com o Detran, o veículo teve três multas em dois anos.
O acidente deixou quatro mortos e cinco feridos. Um táxi placa KPP 5943, um Palio placa KWH 1367 e uma moto foram esmagados na queda da estrutura. Dois dos quatro mortos estavam em cima da passarela no momento do acidente. A terceira vítima foi retirada de dentro do táxi que ficou embaixo da passarela, e a quarta estava dentro do Palio.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |