sábado, 6 de julho de 2013

MUNDO: Venezuela oferece asilo humanitário a Edward Snowden

De OGLOBO.COM.BR
Com Agencias Internacionais

Nicarágua disse que também poderia receber o ex-técnico da CIA 'se houver condições'
Maduro afirma que Venezuela quer proteger Snowden da perseguição dos EUA
MANÁGUA e CARACAS - O governo da Venezuela anunciou nesta sexta-feira que oferece asilo humanitário ao ex-técnico da CIA Edward Snowden, enquanto a Nicarágua também indicou estar disposta a receber o americano “se houver condições”. Em breve comunicado transmitido por uma TV estatal, o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, afirmou desejar que Snowden seja protegido da perseguição dos Estados Unidos e que o americano, se quiser, pode viver na pátria de Hugo Chávez.
- Vários governos da América Latina demonstraram seu desejo de assumir uma posição como a que eu vou expressar neste momento. Como chefe de Estado e de governo da República Bolivariana da Venezuela, decidi oferecer asilo humanitário ao jovem americano Edward Snowden para que ele possa viver na pátria bolivariana e de Chávez, longe da perseguição imperial do governo americano - anunciou Maduro. - Decidimos oferecer esse direito humanitário para este jovem, vítima da perseguição do mais poderoso império do mundo por dizer a verdade.
Já o presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, foi mais cuidadoso e afirmou que receberia o americano “se houver condições”. Mais cedo, ativistas do WikiLeaks anunciaram que o ex-técnico da CIA havia emitido mais seis pedidos de asilo, subindo para 20 o número de países que teriam recebido seu apelo por refúgio. No entanto, mais detalhes não seriam divulgados para evitar que os Estados Unidos influenciassem nas negociações.
Contatada por agências internacionais, a Casa Branca decidiu não comentar a proposta venezuelana.
Acredita-se que Snowden está abrigado no aeroporto internacional de Moscou, depois de ter deixado Hong Kong por temer ser preso e extraditado para os EUA. A Rússia já demonstrou sinais de impaciência com o ex-técnico da CIA, que rejeitou uma oferta do governo de Vladimir Putin para permanecer em território russo, mas se comprometer a não divulgar mais nenhum segredo do serviço secreto americano.
Snowden começou a ser perseguido pelos EUA após vazar para a mídia um gigante esquema de espionagem da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla original) americana. Em informações divulgadas primeiramente pelo “Washington Post” e pelo “Guardian”, o ex-funcionário da CIA afirma que o governo dos EUA obtinha dados telefônicos e de internet de milhões de pessoas com o argumento de que as ações seriam necessárias para prevenir ataques terroristas. Com o passar dos dias, suas denúncias se multiplicaram, chegando a acusar hackers americanos de invadirem sistemas de escritórios da União Europeia, ONU e dezenas de países aliados.
Para vazar os dados, o americano fugiu para Hong Kong, onde permaneceu por alguns dias. Graças a um documento obtido com a diplomacia equatoriana, ele conseguiu viajar para Moscou e divulgar ao menos 20 pedidos de asilo, incluindo para a Venezuela. Snowden afirma que, se voltar aos EUA, será impossível enfrentar um julgamento justo e poderá ser condenado por traição.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |