terça-feira, 6 de março de 2012

SAÚDE: Pneumonia atingiu os dois pulmões do ex-presidente Lula

De O GLOBO.COM.BR

Tatiana Farah / Antônio Marinho
Exames mostram dois pequenos focos de infecção, mas não o micro-organismo causador
SÃO PAULO - Os médicos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva detectaram dois pequenos focos de infecção, um em cada pulmão, mas ainda não identificaram o agente causador da pneumonia que levou o ex-presidente a ser internado neste domingo no Hospital Sírio-Libanês. Por isso, o tratamento dado a Lula, que no domingo estava com febre e dor de garganta, será amplo: além de duas semanas de antibióticos, será submetido a antivirais e antifúngicos.
- Por não termos definido qual o micro-organismo (da pneumonia), se faz uma cobertura mais ampla (de tratamento) - explicou nesta segunda-feira, em entrevista coletiva no Hospital Sírio Libanês, o oncologista Artur Katz, um dos médicos do ex-presidente.
Segundo a equipe médica que acompanha Lula, a doença está relacionada com a queda de imunidade provocada pelo tratamento contra um câncer na laringe, detectado em outubro passado. Após três sessões de quimioterapia e 33 de radioterapia, o ex-presidente encerrou o tratamento no dia 17 de fevereiro, mas ainda sofre alguns efeitos colaterais da radiação, como a dificuldade de deglutir, a perda de peso e a queda na imunidade.
- Evidentemente, nada do que está acontecendo em termos de infecção teria acontecido numa situação normal. Por outro lado, o tratamento ao qual o ex-presidente foi submetido é extraordinariamente pesado, com muita quimioterapia e radioterapia, que de forma absolutamente previsível leva a uma queda do estado geral, a uma certa perda de peso e, evidentemente, muda a imunidade - detalhou Katz.
Segundo o oncologista Paulo Hoff, as consequências desagradáveis da radioterapia perduram após o fim do tratamento:
- O efeito fica presente durante algumas semanas. A pneumonia não tem nada a ver com o câncer - disse, negando o aparecimento de algum novo tumor.
Katz informou que uma tomografia realizada no domingo não mostrou eventuais novos tumores. Em exames anteriores, os médicos haviam afirmado que o tumor tinha desaparecido. A avaliação da evolução do combate ao câncer só será feita, em detalhes, no fim do mês:
- Seria muito precoce avaliar a doença neste momento. Os exames feitos domingo não revelam tumor. Entretanto, é importante frisar que esses exames não foram feitos com esse objetivo. Há ainda muito processo inflamatório, inchaço, que não permitem uma avaliação adequada. O que se pode dizer é que não se vê tumor grosseiro.
Segundo Katz, Lula não tem mais febre ou dor e apresenta um bom estado clínico. Apesar da melhora, não há previsão de alta. O tratamento com antibióticos levará de 10 a 14 dias, mas o ex-presidente deverá ter alta tão logo se mostre mais recuperado.
Nesta segunda-feira, o deputado petista Jilmar Tatto foi “barrado” no hospital ao tentar visitar Lula. Já o governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, cancelou a visita para preservar o paciente. Katz explicou que a proibição de visitantes “não está ligada à imunidade, mas ao esforço para falar”.
Infecções são comuns em pacientes com câncer
Pacientes com câncer submetidos a tratamentos agressivos normalmente têm queda de imunidade e sofrem infecções, diz Daniel Herchenhorn, Chefe do Serviço de Oncologia Clínica do Instituto Nacional de Câncer (Inca).- Qualquer paciente que tenha passado por tratamentos de quimioterapia e radioterapia fica enfraquecido, portanto, vulnerável a infecções. No caso de Lula, como a região da mucosa da faringe e laringe está muito sensível por causa da radioterapia, há frequente acúmulo de secreção, aumentando o risco de infecção. Além disso, devido à inflamação e ao edema local, alguns pacientes terminam fazendo pequenas aspirações de alimentos ou de saliva; um fator de risco para pneumonias - detalha Herchenhorn, que falou em tese sobre a situação do ex-presidente.
O oncologista Ricardo Teixeira, também falando em tese, confirma que a infecção de Lula é comum em pacientes em tratamento de câncer, devido ao enfraquecimento das defesas do corpo e da desnutrição. Podem ocorrer infecções por bactérias, vírus e protozoários, às vezes com complicações mais graves.
- Talvez ele esteja com pneumonia bacteriana, que é pior que a viral; porque pode ser grave e evoluir para sepse, a infecção geral do organismo. Os médicos podem pensar em pedir uma tomografia para descartar metástase pulmonar. Mas pelos relatos deles, acredito que Lula esteja curado - diz Teixeira, diretor da Clínica Oncohemato.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |