terça-feira, 7 de junho de 2011

POLÍTICA: PT nacional confirma proibição a antecipação de escolha de candidaturas

Do POLÍTICA LIVRE


Por Raul Monteiro

A Secretaria de Organização do PT nacional confirmou que os diretórios municipais do partido não poderão antecipar a escolha de seus candidatos majoritários, conforme antecipado pelo jornal Tribuna da Bahia. Em resposta a consulta feita por um militante sobre a iniciativa das representações partidárias nos municípios de escolherem as candidaturas até o final desse mês, se não houver disputa, o secretário de Organização do PT, André Carlos, informa em email que o partido deve aguardar a definição do calendário nacional.
A correspondência foi obtida com exclusividade pelo site Política Livre, o primeiro a noticiar que o PT de Salvador havia decidido antecipar a escolha da candidatura do deputado federal Nelson Pelegrino a prefeito de Salvador na sucessão de 2012 a fim de facilitar as articulações do petista com os partidos aliados e as demais forças políticas que já se preparam para enfrentar o próximo pleito municipal.
Ontem, a Tribuna publicou reportagem, também exclusiva, informando que o PT nacional havia desautorizado a antecipação do calendário na Bahia, o que lideranças petistas locais permaneciam negando até agora. “Informamos que, de acordo com o artigo 127 do Estatuto do PT, que deve ser respeitado pelos Diretórios Municipais, o calendário nacional ainda não foi estabelecido pelo Diretório Nacional”, diz no email a Secretaria de Organização, para completar:
“Portanto, nenhum DM (Diretório Municipal) está autorizado a definir datas para o processo eleitoral de 2012″. O secretário de Organização do PT reforça que a prerrogativa de abrir o período eleitoral “para indicação, impugnação e aprovação” de candidaturas às eleições proporcionais e majoritárias continua sendo da comissão executiva ou do diretório local, devendo, entretanto, “ser respeitado o calendário nacional estabelecido pelo Diretório nacional”.
Ainda não se sabe como a proibição, agora oficializada, será recebida pela direção do PT em Salvador – e em outros municípios -, mas há consenso de que o calendário tradicional da legenda engessa o partido e seus candidatos, habituados normalmente a processos desgastantes de escolhas de nomes em prévias que acabam favorecendo imensamente as forças adversárias.
Embora a Secretaria de Organização do PT não faça referências a datas, tudo indica que, pelo calendário nacional, a escolha dos candidatos só poderá ocorrer a partir de setembro, quando o partido realizará um Congresso para modificar seu estatuto. Um dos motivos que levou o PT de Salvador a buscar escolher seu candidato com mais rapidez foi a precipitação de candidaturas em legendas aliadas, como o PCdoB e o PDT, que dessa forma largam na frente em relação ao PT.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |