quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

ECONOMIA: Construção crescerá "só" 6% em 2011 e setor fala em esgotamento

Da FOLHA.COM
DE SÃO PAULO

A indústria da construção civil registrou alta de 11% neste ano, a maior desde 1986, época do Plano Cruzado, considerada "exuberante" pelo próprio setor.
Mas o melhor ano da construção civil na era Lula vai perder fôlego em 2011. O SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil de SP) estima que o PIB da construção crescerá 6%, informa a reportagem de Agnaldo Brito publicada na edição desta quarta-feira da Folha (
íntegra disponível para assinante do jornal e do UOL).
"Não se pode dizer que é um crescimento ruim, afinal a base de 2010 é alta. Mas o crescimento volta a um dígito", diz Ana Maria Castelo, coordenadora de projetos da Fundação Getulio Vargas.
Mas a preocupação do setor nem é essa. A queda do crescimento também se dará pelo esgotamento da estrutura do país. Faltam mão de obra, terrenos centrais e financiamento de longo prazo para manter o crescimento, avalia o SindusCon. O setor diz que 2011 terá de ser "divisor de águas".
"Em 2010 põe fim a um ciclo de expansão do setor que usou mais e melhor o que existia. Esse modelo de crescimento lastreado na estrutura atual está no limite", diz Eduardo Zaidan, diretor de Economia do SindusCon-SP.
Segundo ele, ou o país encontra outro patamar em 2011 ou recua depois.
Leia a reportagem completa na
Folha, que já está nas bancas.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |