segunda-feira, 29 de novembro de 2010

GERAL: Após atrasos e cancelamentos, Anac suspende venda de bilhetes da TAM

De O GLOBO.com
Danielle Nogueira
RIO DE JANEIRO - A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) suspendeu nesta segunda-feira a venda de bilhetes da companhia aérea TAM para todas as rotas domésticas com decolagem prevista até a próxima sexta-feira, dia 3 de dezembro. A intenção é evitar a ampliação dos problemas para os passageiros, que voltaram a se repetir nesta segunda-feira. A confusão ocorre uma semana depois que a Anac se reuniu com as principais companhias aéreas do país para definir medidas que evitem problemas aos passageiros no fim do ano, entre elas, a proibição de overbooking (venda de passagens além da disponibilidade de assentos). Das empresas aéreas, a agência obteve compromisso de reforço de seus quadros na temporada entre 17 de dezembro e 3 de janeiro.
Em nota, a Anac informou nesta segunda-feira que
a TAM está apresentando atrasos e cancelamentos acima da média do setor. Até as 11h de hoje, 35 voos da TAM haviam sido cancelados, segundo balanço da Infraero. O número representa 11% do total de voos domésticos previstos para o dia, a maioria da ponte Rio-São Paulo. Outros 69 voos (21,6% do total) tiveram atrasos superiores a 30 minutos.
De acordo com a TAM os cancelamentos e atrasos "acima da média" foram causados por remanejamentos de sua malha por conta de "fortes chuvas que atingiram a Região Sudeste entre a noite de quinta-feira e a madrugada de sexta-feira". A TAM disse que a chuva interrompeu operações em Congonhas, Guarulhos e Viracopos (SP) e Santos Dumont e Galeão (RJ) e "prejudicou a escala da tripulação". Como a lei só permite que a tripulação voe até 85 horas por mês, e a chuva exigiu que os tripulantes passassem mais tempo nos aeroportos, a escala teve de ser ajustada, prolongando os atrasos até esta segunda-feira. A empresa também afirmou que o fechamento do aeroporto Salgado Filho, de Porto Alegre, na manhã de domingo, prejudicou a operação.
Nos guichês da empresa formaram-se grandes filas e a companhia está remarcando os bilhetes. Passageiros, que esperavam há mais de uma hora na fila, reclamavam da falta de informação. No domingo, a TAM cancelou 12,8% de seus 870 voos previstos e enfrentou atrasos em 24,6% deles. A Gol também cancelou 14 voos domésticos nesta segunda-feira, 4,4% do total, e outros 23 registraram atraso, 7,3% dos embarques previstos. Na Webjet, houve atrasos nesta manhã, mas os voos já foram regularizados.
Perguntada sobre a diferença de impacto em relação aos concorrentes por conta do fenômeno climático, a TAM afirmou que a malha da companhia é mais complexa e "tem também maiores números de voos domésticos no fim de semana". A Infraero informou, porém, que "não houve qualquer problema nos aeroportos no final de semana e nesta segunda-feira que gerasse qualquer atraso". A expectativa da TAM é que os problemas sejam resolvidos ao longo desta segunda-feira.
A Anac é menos otimista. Segundo a agência, a expectativa é que a situação esteja normalizada até quarta-feira. Do contrário, novas medidas serão adotadas. O órgão iniciou uma auditoria na empresa, enviando inspetores para o centro de operações da companhia e para aeroportos de São Paulo. Até que seja concluída a auditoria, no prazo estimado de uma semana, também ficam suspensos todos os pedidos de acréscimos de voos na malha da TAM.
É a segunda vez este ano que a Anac decide suspender a venda de bilhetes. Em setembro, a agência também suspendeu a venda de passagens da Webjet por uma semana, devido ao mesmo problema.

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