quarta-feira, 30 de junho de 2010

MERCADO FINANCEIRO: Bovespa tem pior trimestre desde o auge da crise financeira

Do UOL
Da Redação, em São Paulo

A Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) fechou esta quarta-feira em queda de 1,68%, aos 60.935,90 pontos. Com os resultados negativos dos últimos dois dias, o Ibovespa (principal índice da Bolsa paulista) acumulou perda de 13,41% no segundo trimestre do ano.
O resultado é o pior desde o terceiro trimestre de 2008, quando o Ibovespa despencou 23,80%, no auge da crise financeira detonada pela quebra do Lehman Brothers, em setembro daquele ano.
O
dólar comercial encerrou a sessão em queda de 0,39%, cotado a R$ 1,804 na venda. No acumulado do mês de junho, o dólar desvalorizou-se em 0,93%. No semestre, porém, tem ganho de 3,5%.
Ontem, em um dia agitado no cenário externo, com um aumento da aversão a risco generalizado, o Ibovespa caiu 3,5% e caminha para seu pior desempenho trimestral desde o auge da crise financeira.
Nesta quarta-feira, as
Bolsas de Valores europeias fecharam no menor nível em três semanas, registrando o pior desempenho trimestral em mais de um ano, com dados ruins sobre o emprego nos Estados Unidos alimentando temores sobre o ritmo da recuperação econômica.
O FTSEurofirst 300, que acompanha as principais ações da Europa, fechou em queda de 0,23%, a 993 pontos. O índice referencial encerrou o trimestre em queda de 7,9%, a pior performance trimestral desde o primeiro trimestre de 2009.
As principais
Bolsas asiáticas recuaram, terminando o segundo trimestre com seu pior desempenho desde o colapso do Lehman Brothers. Investidores se desfizeram de ações e moedas de alto rendimento devido às preocupações sobre financiamento dos bancos na Europa.
A Bolsa de Tóquio fechou com baixa de 1,96% e Xangai recuou 1,18%.
Na Europa, a
inflação na zona do euro ficou abaixo do esperado em junho. Os preços ao consumidor subiram 1,4% sobre igual mês de 2009, abaixo da leitura de 1,6, segundo dado preliminar.
Também foi divulgado que a
Irlanda saiu oficialmente da recessão no primeiro trimestre de 2010, quando sua economia cresceu pela primeira vez depois de dois anos de contração.
A economia irlandesa cresceu 2,7% em relação ao trimestre anterior de 2009 e se contraiu 0,7% em relação ao primeiro trimestre de 2009.
No Brasil, o Banco Central (BC) aumentou sua
previsão para o crescimento da economia brasileira neste ano a 7,3%, ante estimativa anterior de 5,8%.
O BC também elevou levemente os prognósticos para a inflação neste e no próximo ano.Segundo o cenário de referência, com o juro básico no atual patamar de 10,25%, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subirá 5,4% neste ano. A projeção anterior era de 5,2%.
A
confiança da indústria brasileira diminuiu em junho, mas segue em patamar tido como positivo, segundo pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV). O índice de confiança caiu 0,7% sobre maio, passando de 116,1 para 115,3 pontos, com ajuste sazonal.
(Com informações de Reuters e Valor)

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |