terça-feira, 9 de março de 2010

POLÍTICA; Assembleia aprova instalação de CPI do metrô de Salvador

Do POLÍTICA HOJE

CPI para investigar o metrô de Salvador na Assembleia Legislativa deverá estar formada até quinta-feira (11), prazo final para os partidos indicarem os membros que farão parte da comissão. O presidente da AL-BA, Marcelo Nilo (PDT), aprovou nesta segunda (8) o requerimento de instalação da CPI, feito pelo deputado estadual Elmar Nascimento (PR) e assinado por mais 34 outros deputados. Nilo explicou no plenário que, inicialmente, não era favorável à comissão, por se tratar de uma obra no âmbito da administração municipal de Salvador – enquanto a Assembleia é estadual. Mas ressaltou: “Tendo em vista a assinatura de 34 parlamentares ao requerimento, vou adotar uma solução política e instalar a CPI do metrô”. A procuradoria jurídica da AL-BA foi favorável à legalidade da investigação. As informações são do jornal A Tarde.
Deverá ser apurado todo o período de obras do metrô, incluindo a licitação inicial, de 1999 (durante a gestão de Antônio Imbassahy). O atual governo de João Henrique (PMDB), que continuou as obras, está incluso na investigação. Procurados pela reportagem do jornal A Tarde, tanto o ex como o atual prefeito se disseram favoráveis à investigação.
Uma das assinantes do requerimento é a própria mulher do prefeito, a deputada Maria Luiza Carneiro (PSC). “Quem não deve não teme”, afirmou. Ela ressaltou que as irregularidades “remontam à concepção do projeto”, disse.
Caixa-preta - O requerimento tomou como base irregularidades veiculadas na imprensa. “Não há fato novo que motive a CPI, mas as reiteradas notícias mostram ser um dos maiores escândalos de desvio de recursos na Bahia. É preciso punir os culpados”, disse Elmar.
Na Justiça, as investigações das irregularidades no metrô estão suspensas. A CPI deverá tomar como base esses processos, obtendo os documentos das investigações feitas por Ministério Público Federal e Tribunal de Contas da União.
Nos bastidores, alguns deputados que se abstiveram enxergam como uma “jogada de marketing” a proposição da CPI pela Assembleia, opinando que isso deveria ser tratado pela Câmara de Vereadores ou de Deputados.
A bancada governista liberou seus deputados para assinarem o requerimento. Entre os governistas, no entanto, o PT ficou de fora. “É uma coisa sem nexo. Não indicarei nenhum deputado do PT para integrar a comissão”, garantiu o deputado Paulo Rangel, líder do partido na Casa.
Pela proporcionalidade, os governistas indicam quatro membros; a oposição, dois; PMDB e PR, um cada.
ASSINARAM A CPI
Elmar Nascimento (PR) Adolfo Menezes (PRP) Ângela Sousa (PSC) Ângelo Coronel (PP) Antônia Pedrosa (PMDB) Capitão Tadeu (PSB) Carlos Ubaldino (PSC) Clóvis Ferraz (DEM) Eliedson Ferreira (DEM) Emério Resedá ( PDT) Euclides Fernandes (PDT) Fábio Santana (PRP) Gaban (DEM) Gildásio Penedo (DEM) Heraldo Rocha (DEM) Ivo de Assis (PR) João Bonfim (PDT) João Carlos Bacelar (PTN) José Nunes (DEM) Júnior Magalhães (DEM) Jurandy Oliveira (PRP) Luiz Augusto (PP) Luiz de Deus (DEM) Maria Luiza Carneiro (PSC) Maria Luiza Laudano (PTdoB) Misael Neto (DEM) Nelson Leal (PSL) Paulo Azi (DEM) Paulo Câmera (PDT) Pedro Alcântara (PR) Reinaldo Braga (PR) Rogério Andrade (DEM) Ronaldo Carleto (PP) Sandro Régis (PR) Sérgio Passos (PSDB).

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |