quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

POLÍTICA: PV rompe com o governo e entrega cargos

Do POLÍTICA HOJE

Mais um partido deixa o governo baiano acusando-o de não conseguir manter um dialogo político e institucional. O PV, que decidiu lançar candidato próprio ao governo do Estado, em 2010, entregou nesta quarta-feira (16) carta em que coloca à disposição do governador Jaques Wagner “todos os cargos que venham a ser entendidos como indicação partidária”.
Após um ciclo de cinco encontros, o PV decidiu lançar os deputados federais Luiz Bassuma e Edson Duarte ao governo e Senado, respectivamente. Uma ala do partido - a que tem cargos na administração - não quer o rompimento. O secretário de Meio Ambiente, Juliano Matos, e a diretora do Instituto de Meio Ambiente, Beth Wagner, são os mais resistentes ao rompimento. Entretanto, foram voto vencido. (Cíntia Kelly)
Leia a carta na íntegra.

Ao Governador da Bahia, Jaques Wagner

Senhor Governador,

O Partido Verde, que tem no seu programa a DEMOCRACIA como princípio fundamental, entende que a consolidação deriva do fortalecimento dos partidos políticos, e estes, por sua vez, têm nas eleições a maior oportunidade para a manifestação das suas ideologias e projetos políticos, oferecendo alternativas de escolha para os cidadãos e cidadãs.
O Partido Verde vem ao longo dos anos aperfeiçoando um projeto sustentável, afinado com os princípios defendidos no seu programa, dos quais destacamos a luta por uma cultura democrática que estimule o convívio pacífico, harmonioso, solidário e cooperativo entre os cidadãos; defende a reforma do estado com a sua modernização, desburocratização, informatização e democratização; o aprimoramento na relação institucional entre o estado e os municípios; o fortalecimento do poder local e a criação de mecanismos de participação direta da sociedade junto aos poderes do estado e dos municípios.
Atendendo a orientação da Direção Nacional, guiada pelo projeto nacional que o Partido Verde apresenta com a candidatura da Senadora Marina Silva à Presidência da República, a nossa direção partidária realizou consulta em todo o estado, em cinco encontros regionais, obtendo o aval da quase totalidade dos dirigentes municipais, a favor da candidatura própria.
Malgrado as diversas tentativas, não tivemos a oportunidade de diálogo político institucional durante estes três anos de governo, em que o PV participou do Governo de vossa Excelência. O Conselho Político, que deveria ser o espaço para a participação efetiva dos partidos que integram a base do governo, se reuniu apenas duas vezes. Faltou clareza sobre qual é o projeto político do governo, especialmente quando se resolve governar com aqueles que sempre defenderam projetos antagônicos ao nosso. Causou desconforto ao partido o encaminhamento de alguns temas estratégicos, a exemplo do porto sul, termoelétricas, usinas nucleares e outros, que além do seu conteúdo conflitante com o nosso programa, incomodaram pela forma antidemocrática como foram e vem sendo conduzidos.
Desta forma, vimos comunicar a V. Ex. da decisão do Partido Verde em concorrer com candidaturas majoritárias para as eleições de 2010, com indicativos das pré-candidaturas do Deputado Federal Luiz Bassuma para Governador e do Deputado Federal e Líder do Partido Verde na Câmara dos Deputados, Edson Duarte, para o Senado.
Comunicamos também que, a partir deste momento, o Partido Verde na Bahia coloca à disposição do Senhor Governador todos os cargos que venham a ser entendidos como indicação partidária.

IVANILSON GOMES
Presidente PV Bahia

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |