sábado, 19 de setembro de 2009

ECONOMIA: Salvador é a 5ª capital que mais emprega

Da TRIBUNA DA BAHIA

Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Emprego e Trabalho, do último mês de agosto, Salvador lidera o ranking na região Nordeste e ocupa 5ª posição nacional entre as cidades que mais empregam, ficando atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Manaus. O município gerou 21.609 postos formais e registrou 16.239 demissões, com um saldo positivo de 5.370 vagas.
Esse quadro é reflexo do contínuo crescimento no índice de empregabilidade do município desde o ano de 2005, quando Salvador começa a perder o posto de capital nacional do desemprego. Entre 2005 e 2009, somente nas 20 áreas que mais empregaram, a capital teve um saldo de 50.739 vagas preenchidas, principalmente nos setores de construção civil, prestação de serviços e comércio, segundo o Caged (tabela abaixo). Foram feitas, neste período, um total de 412.259 admissões contra 361.520 desligamentos.
Os números mostram, entre outros aspectos, resultados das políticas de atração de investimentos promovidas pela Prefeitura, bem como as ações de interligação entre empregador e emprego, através do Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-Obra (Simm).
Desde 2005, Salvador tem recebido vários investimentos nos setores de moradia e de hotelaria, além de empreendimentos que fomentam o equipamento turístico, como bares, restaurantes e casas de shows. Somente no Comércio, através de uma política agressiva de revitalização, foram atraídos para o bairro empreendimentos como bancos, call centers, faculdades, escritórios, salões de beleza, restaurantes, bares e cafés. Esses estabelecimentos devolveram a dinâmica do Comércio, que hoje recebe uma média de 140 mil pessoas por dia, que não apenas movimenta a economia, mas estimula também a visita de turistas na região.
Com a implantação do Simm, vinculado à Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão (Setad), a Prefeitura criou uma estratégia de aproximação entre empresas e candidatos, sendo responsável pela captação de 53% das vagas oferecidas. Atualmente, 4.886 empresas estão cadastradas no Simm. As equipes de captadores realizam um trabalho rotineiro para ampliar o número de empresas. Por mês, o Simm encaminha para o mercado de trabalho mais de cinco mil pessoas, a partir das unidades do Comércio, Cabula, Cajazeiras e Boca do Rio. No ano passado, o órgão colocou no mercado de trabalho 11.579 pessoas, representando uma média de 964 empregados a cada mês.
Esta média foi mantida até julho deste ano e a expectativa é que esse número aumente devido aos processos seletivos que vêm sendo realizados nos últimos meses. Antes de ser encaminhado às empresas, o candidato passa por uma pré-seleção. Além disso, pode participar de oficinas que os orientam sobre o comportamento ideal durante a seleção e o perfil do profissional.
Neste mês de setembro estão programadas as oficinas de técnicas de venda, que ocorrem às segundas-feiras, 8h30, de marketing pessoal, às terças-feiras, 9 horas, matemática básica, também às terças-feiras, 14 horas, e fonoaudiologia, que acontece às quartas-feiras, 8h30. Ainda, fazem parte da programação, oficinas de comportamento e entrevista, realizadas às quartas-feiras, às 9 horas, a arte do encontro, quintas-feiras, às 9h30, e informação para o trabalho (sextas-feiras, às 8h30). No próximo dia 30, às 13h30, terá inicio a nova turma que receberá orientações sobre a função de um operador de telemarketing.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |