segunda-feira, 11 de março de 2019

TRAGÉDIA: Procon-SP recomenda à Gol suspensão imediata de operação do Boeing 737 MAX 8

ESTADAO.COM.BR
Redação, O Estado de S.Paulo

Segundo site da Boeing, 68 companhias ao redor do mundo utilizam modelo semelhante de aeronave que caiu no último domingo; após segundo acidente envolvendo o Boeing 737 MAX 8 em menos de seis meses, países e companhias aéreas determinaram suspensão dos voos por precaução

A Fundação Procon-SP recomendou nesta segunda-feira, 11, que a Gol suspenda de imediato a operação das aeronaves da Boeing modelo 737 MAX 8. Em nota, a decisão é atribuída a acidentes de perfil semelhante em curto espaço de tempo. "O objetivo da ação é prevenir que ocorram futuros acidentes colocando em risco a vida dos usuários do transporte aéreo", afirma o Procon-SP em comunicado.
Um total de 68 companhias aéreas ao redor do mundo utilizam o 737 MAX, da Boeing, que caiu no último domingo, entre a Etiópia e o Quênia, deixando 157 mortos. De acordo com o site da fabricante, pelo menos quatro empresas na América Latina utilizam ou estão prestes a iniciar voos com a aeronave: Aeromexico, Copa Airlines, do Panamá, Aerolíneas Argentinas e a brasileira Gol.
O acidente foi o segundo em menos de seis meses envolvendo o recém-lançado Boeing 737 Max. Este era o mesmo modelo de aeronave que caiu na Indonésia em outubro, matando 189 pessoas. É apenas a segunda vez que um modelo com menos de dois anos de lançamento cai duas vezes: a outra foi em 1952.

Destroços do Boeing 737 MAX, que caiu entre a Etiópia e o Quênia no último domingo. Foto: AP Photo/Mulugeta Ayene

Após o acidente, países como a China, Indonésia e Etiópia suspenderam os voos programados com as aeronaves, como medida de precaução. Outras empresas ao redor do mundo adotaram a mesma medida, como a caribenha Cayman Airways. A empresa não consta na lista do site da Boeing como operadora de voos do 737 MAX.


Mapa no site da Boeing indica todas as companhias aéreas que operam com o modelo. Foto: Reprodução Boeing

Única brasileira que possui o modelo em sua operação, o avião é usado pela Gol para voos mais longos, como as rotas para Miami e Orlando, nos Estados Unidos, e Quito, no Equador. Ela aposta no avião para renovar e modernizar a frota, ganhar eficiência - o modelo consome 15% menos combustível por assento- quilômetro ofertado em relação aos 737 NG - e ampliar a presença internacional.
A companhia tem 135 encomendas dos MAX 8 e 10 com a Boeing e já conta com sete aviões em operação. De acordo com o informado na última divulgação de resultados, a Gol espera terminar 2019 com 24 aeronaves MAX 8, quantidade que deve subir para 34 no encerramento de 2020.
Na China, seis companhias operam com o modelo que está temporariamente impedido de voar. Na Indonésia são duas: Garuda Indonesia e Lion Air, que esteve envolvida no acidente de seis meses atrás.
A Boeing já entregou cerca de 350 aviões 737 MAX a companhias aéreas de todo o mundo e tem encomendas de mais de 5.000. Após o acidente na Etiópia, a companhia escreveu no Twitter que estava "profundamente entristecida ao saber da morte de passageiros e tripulação" no avião. A gigante americana disse ainda que enviaria técnicos ao local do acidente para ajudar investigadores da Etiópia e dos EUA.
Confira a lista com as 68 companhias que operam com o modelo:
AerCap; Aerolineas Argentinas; Aeromexico; Air Canada; Air China; Air Europa; Air Lease Corporation; Air Niugini; Air Peace; ALAFCO; Alaska Airlines; American Airlines; Arik Air; Aviation Capital Group; Avolon; Azerbaijan; Blue Air; BOC Aviation; CALC; CDB Aviation; China Eastern Airlines; China Southern Airlines; CIT Aerospace; Comair Limited; Copa Airlines; Corendon Airlines; Donghai Airlines; Eastern Air Lines; Enter Air; Ethiopian Airlines; flydubai; Garuda Indonesia; GE Capital Aviation Services; GOL Airlines; Hainan Airlines; ICBC Leasing; Icelandair; Jet Airways; Jetlines; Korean Air; LOT Polish Airlines; Lion Air; Malaysia Airlines; Mauritania Airlines; Neos; Nok Air; Norwegian Air Shuttle; Okay Airways; Oman Air; Primera Air; Qatar Airways; Ruili Airlines; Ryanair; Shandong Airlines; SilkAir; SMBC Aviation Capital; Southwest Airlines; SpiceJet; Sriwijaya Air; SunExpress; Travel Service; TUI Group; Turkish Airlines; United Airlines; VietJet Aviation; Virgin Australia; WestJet; Xiamen Airlines

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |