segunda-feira, 11 de março de 2019

TRAGÉDIA: Chuva em São Paulo provoca 12 mortes, desabamentos e isola cidades do ABC

OGLOBO.COM.BR
Dimitrius Dantas e Tiago Aguiar

Trens pararam de circular e bombeiros usaram botes e helicópteros para resgatar moradores ilhados

Bombeiros usam cesto para resgatar pessoas que ficaram ilhadas em bairro da Zona Sul de São Paulo Foto: Reprodução/TV Globo

SÃO PAULO — A tempestade de mais de dez horas que atingiu entre a noite de domingo e a manhã desta segunda-feira cidades do ABC paulista e parte da capital paulistana causou a morte de pelo menos 12 pessoas, deixou milhares de desabrigados, interrompeu a circulação de trens e fez com que famílias tivessem de ser resgatadas por botes, helicópteros, além de caiaques e até moto aquática. Ao longo do dia, moradores eram vistos nos telhados esperando por socorro.
Em algumas casas, a água atingiu mais de 1,80 metro de altura. Também foram registrados quase 100 deslizamento de terra, como o que matou quatro pessoas de uma mesma família que acabava de participar de uma festa de aniversário de uma das vítimas. Três irmãos e um primo estão entre os mortos. Carlos completava 22 anos quando a casa em que morava com os irmãos, a mãe e a filhinha de um dos irmãos veio morro abaixo. Os convidados já haviam deixado a casa quando ela despencou da Rua Caiçara, em Ribeirão Pires, uma das cidades mais atingidas pelo forte temporal.
— Caiu uma árvore primeiro e a casa parece ter quebrado no meio. As pessoas foram jogadas. Meu irmão viu ainda um deles (dos irmãos) de olho aberto, mas ele não resistiu — disse Viviane Aparecido, uma das vizinhas. Além de Carlos, morreram seus irmãos Rodrigo e Renata, além de Anderson, seu primo.

A forte chuva destruiu e arrastou diversos móveis em uma rua de São Paulo. Por causa do temporal, famílias tiveram que ser resgatadas por botes e helicópteros da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. Foto: MIGUEL SCHINCARIOL / AFP
Um carro foi arrastado e ficou preso na beira de um canal em São Paulo Foto: AMANDA PEROBELLI / REUTERSEntre meia-noite e 10h20 desta segunda-feira, o Corpo de Bombeiros tinha registrado 76 ocorrências de desmoronamentos e 698 chamados para alagamento Foto: AMANDA PEROBELLI / REUTERS

Um outro desabamento causou a morte de uma criança de um ano de idade em Embu das Artes, também na Grande São Paulo. Duas pessoas da família sobreviveram. As outras mortes ocorreram por afogamento, segundo o Corpo de Bombeiros. Foram registradas ainda mortes de quatro pessoas em São Caetano, uma em São Paulo e duas em Santo André. Na região, o córrego do Tamanduateí transbordou, arrastando carros e deixando a via intransitável.
A mesma cena era vista em garagens nos subsolos de shopping centers, prédios residenciais e no comércio. Os bombeiros usaram helicópteros com cestos para resgatar pelo menos 12 famílias presas dentro de casa. No Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo, várias ruas ficaram alagadas.
Desesperada, a advogada Juliana Miraglia, de 28 anos estava voltando para casa por volta das 21h30 de domingo quando foi surpreendida pelo temporal. Tentou vários caminhos. Ao perceber que estava ilhada, subiu com o carro no viaduto e parou o carro. Dezenas de motoristas fizeram o mesmo. Resultado: todos passaram a madrugada sobre o viaduto até a água baixasse.
— Foi uma noite longa, com muita emoção, medo da água subir e medo de dormir ali porque é uma região perigosa — disse.
A Linha 10 da CPTM, que liga o ABC ao centro de São Paulo, não circulou durante a manhã por causa de alagamentos. A prefeitura de São Paulo cancelou o rodízio municipal de veículos e liberou a Zona Azul, a cobrança do estacionamento nas ruas. A água da chuva também invadiu as fábricas de Ford e Mercedes Benz, em São Bernardo.
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), em 12 horas choveu um terço do que era esperado para todo o mês de março.
Resgate de helicóptero
Os bombeiros usaram helicópteros com cestos para resgatar 12 famílias que ficaram presas nos telhados das suas casas. Botes infláveis e até motoaquáticas foram utilizadas nas operações de resgate.
No bairro do Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo, várias ruas ficaram alagadas. Até 13h ainda havia gente em cima dos telhados esperando a chegada dos bombeiros.
A Linha 10-Turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que liga o ABC ao centro de São Paulo, não circulou durante a manhã por causa de alagamentos. Ônibus ficaram ilhados e muita gente não teve como ir para o trabalho.
Na divisa entre São Paulo e São Caetano, por exemplo, passageiros passaram a noite toda dentro dos coletivos, sem conseguir sair do lugar.
Além de São Caetano, mais três cidades da região metropolitana ficaram com seus acessos à capital paulista interditados no início do dia: Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema..
A Prefeitura de São Paulo cancelou o rodízio municipal de veículos e liberou a Zona Azul, a cobrança do estacionamento nas ruas.
Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram que a água da chuva invadiu as fábricas de Ford e Mercedes Benz, em São Bernardo, e o Shopping Central Plaza, em São Paulo. A Mercedes informou que teve a produção interrompida nesta segunda-feira.
Motoristas e pedestres passaram a noite no estacionamento do centro de compras enquanto esperavam a chuva diminuir. Ao longo da noite, o primeiro andar foi tomado pelas águas.
Na churrascaria Varandão, em São Bernardo, a água fez os carros boiarem no estacionamento e invadiu o salão, arrastando mesas e cadeiras.
Prefeito cancela licença
Como o prefeito Bruno Covas (PSDB) tirou uma licença não remunerada por motivos pessoais, coube ao presidente da Câmara dos Vereadores, Eduardo Tuma (PSDB), prefeito em exercício, concovar uma coletiva e prestar esclarecimentos sobre a chuva.
Segundo ele, não havia nada que pudesse ter sido feito para evitar a tragédia.
— Não havia ação preventiva que pudesse corrigir o que aconteceu. O volume de chuva foi muito maior do que o esperado —, disse.
No início da tarde, a prefeitura informou que Covas cancelou a licença e que vai reassumir a prefeitura nesta terça-feira.
O secretário das subprefeituras, Alexandre Modonezi, negou que a prefeitura tenha falhado na limpeza de bocas de lobo e galerias.
O governador João Doria (PSDB) sobrevoou a área atingida pela enchente e prestou solidariedade às vítimas. Os piscinões que fazem a drenagem da água das chuvas na Grande São Paulo são de responsabilidade do governo do estado.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |