quarta-feira, 7 de junho de 2017

TERROR: Estado Islâmico reivindica ataque a Parlamento e mausoléu de aiatolá Khomeini

OGLOBO.COM.BR
POR O GLOBO / COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Homens armados deixaram ao menos 12 mortos e 42 feridos em Teerã

LONDRES — O Estado Islâmico reivindicou os ataques ao Parlamento do Irã e ao mausoléu do aiatolá Khomeini, informou a Amaq, agência de propaganda do grupo extremista. Na manhã desta quarta-feira, quatro homens armados invadiram o Congresso iraniano e abriram fogo no túmulo do líder religioso, a poucos quilômetros ao sul da capital Teerã, em ataques quase simultâneos que mataram ao menos 12 pessoas e feriram outras 42. Esse foi o primeiro ataque do Estado Islâmico no país.
"Combatentes do Estado Islâmico atacaram o mausoléu de Khomeini e o Parlamento em Teerã", confirmou a agência.
Segundo a polícia todos os quatro terroristas foram mortos, quase cinco horas após o início dos ataques. Eles se vestiam de mulheres, segundo vice-ministro do Interior, Mohammad Hossein Zolfaghari, em entrevista à TV estatal. Ainda não se sabe como eles passaram pelos pontos de verificação de segurança.
Um terrorista se explodiu no quarto andar de um prédio do Parlamento iraniano enquanto as forças especiais intervinham contra três homens armados. A agência de notícias Tasmin disse que quatro pessoas chegaram a ser mantidas reféns no prédio do Congresso. Os terroristas portavam uma pistola e dois com fuzis AK-47.
Homem armado na janela do Parlamento - Omid Vahabzadeh / AP

Tiros podiam ser ouvidos do lado de fora e helicópteros da polícia circulavam sobre o prédio do Parlamento. Os pontos de entrada e saída foram bloqueados, e linhas telefônicas desconectadas.
Outro legislador disse que um dos homens armados foi cercado por forças de segurança e que todas as portas do prédio foram fechadas, informou a agência de notícias ISNA. Os atiradores mataram sete pessoas e feriram 39 vítimas, disse o serviço de emergências do Irã.
— Eu estava dentro do Parlamento quando os tiros aconteceram. Todos ficaram chocados e assustados. Vi dois homens disparando aleatoriamente — disse um jornalista que pediu para não ser identificado.
A agência de inteligência SITE, que monitora grupos extremistas, divulgou um vídeo que supostamente mostra um dos dos combatentes do Estado Islâmico dentro do Parlamento iraniano:
ATAQUE AO MAUSOLÉU
Cerca de meia hora depois, um abriu fogo no mausoléu do aiatolá Khomeini — líder da Revolução Islâmica em 1979 — ferindo várias pessoas, disse a TV de língua inglesa do Irã. Uma mulher já havia se explodido nesta manhã no exterior do mausoléu, segundo a mídia iraniana. Em comunicado, a agência estatal disse, no entanto, que os ataques ao túmulo do líder religioso foram realizados por dois suicidas.
A agência de notícias estatal ISNA citou um funcionário no mausoléu dizendo que o atacante se explodiu com uma bomba depois de atirar em pessoas.
Local do ataque
Homens armados invadiram o Congresso iraniano e o Mausoléu de Khomeini


Esse é o ataque terrorista mais violento em Teerã desde os anos turbulentos após a Revolução Islâmica em 1979. Apesar do envolvimento ativo do Irã no combate ao EI no Iraque e na Síria, o grupo extremista sunita não havia realizado nenhum ataque dentro do país predominantemente xiita. No entanto, nos últimos meses, o grupo intensificou sua campanha de propaganda na língua persa, mirando a minoria sunita no Irã. As agências de inteligência iranianias já disseram ter frustrado uma série de conspirações jihadistas.
Ataques dessa natureza são extremamente raros no Irã, particularmente na capital altamente controlada onde pontos turísticos e governamentais são fortemente policiados. A posse de armas é severamente controlada no país, o que gera especulações sobre tráfico de armas dentro do Irã.
Agentes policiais no mausoléu atacado por militantes do grupo Estado Islâmico - Ebrahim Noroozi / AP

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |