terça-feira, 25 de outubro de 2016

MUNDO: Ministro da Venezuela convoca militares a defenderem Constituição com a vida

OGLOBO.COM.BR
POR AFP

Vladmir Padrino, da Defesa, acusa Parlamento de ‘grande manipulação’

Policial atira durante protesto contra a suspensão do referendo revogatório na Venezuela - CARLOS EDUARDO RAMIREZ / REUTERS

CARACAS — O ministro da Defesa da Venezuela, general Vladmir Padrino, acusou o Parlamento, no qual a oposição tem maioria, de fazer uma “grande manipulação” ao classificar como ruptura da ordem constitucional a suspensão do processo de referendo revogatório contra o presidente Nicolás Maduro.
“Há uma grande manipulação na Assembleia Nacional para confundir o povo”, disse Padrino em mensagem divulgada nesta segunda-feira na conta do Ministério da Defesa no Twitter.
No último domingo, numa sessão marcada pela invasão do plenário por grupos chavistas, o Legislativo decidiu “declarar a ruptura da ordem constitucional e a existência de um golpe de Estado cometido pelo regime de Nicolás Maduro”. O Parlamento voltará a se reunir nesta terça-feira, com a possibilidade de inciar um processo de julgamento político de Maduro.
“Diante de manobras inconstitucionais, a Força Armada Nacional Bolivariana (FANB) é chamada a respeitar e defender com a vida a Constituição”, advertiu Padrino na véspera da nova sessão dos congressistas. O ministro fez um apelo a “grupos ambiciosos de poder para que ponham os interesses da pátria à frente de seus interesses pessoais”. A Força Armada “não permite que ninguém descumpra a Constituição, nem mesmo a Assembleia Nacional”, acrescentou.
Mas a oposição denuncia como violação da Constituição a suspensão do referendo, sob a justificativa de suspeita de fraude na obtenção de quatro milhões de assinaturas (20% do eleitorado) requeridas para a convocação da consulta contra o mandato de Maduro.
“Mata o revogatório é matar a expressão popular”, declarou nesta segunda-feira Henry Ramos Allup, presidente do Parlamento, em entrevista à emissora de TV privada Globovisión.
O pronunciamento de Padrino coincide com o anúncio pelo Vaticano do início de um diálogo entre o governo e a oposição na Venezuela.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |