segunda-feira, 26 de setembro de 2016

MUNDO: Ajuda humanitária chega a áreas sitiadas na Síria pela 1ª vez em seis meses

OGLOBO.COM.BR
POR O GLOBO / COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Comboios levaram alimentos, suprimentos médicos e kits de higiene para 60 mil pessoas

Civis acompanham retirada de entulho após ataques aéreos no bairro rebelde de Tariq a-Bab, em Aleppo - THAER MOHAMMED / AFP

DAMASCO — Comboios entregaram ajuda humanitária a quatro cidades sitiadas na Síria pela primeira vez em quase seis meses, informou o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) nesta segunda-feira. Os veículos levaram alimentos, suprimentos médicos e kits de higiene para cerca de 60 mil pessoas.
Ao todo, 71 caminhões chegaram às áreas rebeldes de Madaya e Zabadani, perto de Damasco, e às regiões controladas pelo governo de Foah e Kefraya, na província de Idlib, no domingo.
Na semana passada, a ONU suspendeu as entregas de ajuda humanitária em toda a Síria por dois dias após um ataque mortal contra um comboio, que deixou ao menos 21 pessoas mortas, incluindo um chefe local do Crescente Vermelho Sírio.
O bombardeio na última segunda-feira, dia em que foi encerrada uma trégua de uma semana negociada entre Estados Unidos e Rússia, levou a acusações mútuas entre os dois países.
O Kremlin criticou nesta segunda-feira “o tom e a retórica inadmissíveis” dos EUA e do Reino Unido, que no domingo acusaram na ONU o Exército russo de cometer uma "barbárie" e crimes de guerra na Síria.
— Consideramos o tom e a retórica dos representantes do Reino Unido e Estados Unidos inadmissíveis e, inclusive, suscetíveis de prejudicar nossas relações — disse o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.
De acordo com a agência de notícias russa Interfax, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, por sua vez, afirmou nesta segunda-feira que países ocidentais não estão cumprindo suas obrigações na Síria.
Lavrov também afirmou, segundo outra agência, a RIA, que os Estados Unidos quiseram levar adiante condições adicionais antes de implementarem um acordo na Síria, e que a Rússia vai exigir uma investigação bastante abrangente sobre um ataque contra um comboio de ajuda humanitária na Síria.
Em reunião do Conselho de Segurança da ONU no domingo, representantes de EUA, Reino Unido e França fizeram duras críticas à atuação dos russos no conflito.
A embaixadora americana na ONU, Samantha Power, afirmou que houve 150 bombardeios sobre Aleppo em 72 horas e acusou Síria e Rússia de lançarem uma “ofensiva total”.
NOVOS BOMBARDEIOS EM ALEPPO
Os bairros rebeldes da cidade síria de Aleppo, onde o atendimento médico e os alimentos são cada vez mais escassos, voltaram a ser bombardeados nesta segunda-feira.
A ONG Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) informou que o balanço de mortos subiu a 128 desde quinta-feira à noite, quando o exército sírio anunciou uma ofensiva mais intensa para reconquistar a totalidade de Aleppo.
As vítimas fatais são, em sua maioria, civis.
Os aviões russos e do regime realizaram "dezenas de ataques" a partir da meia-noite no leste da cidade controlada pelos rebeldes, segundo o OSDH.
Ao amanhecer os bombardeios se intensificaram e provocaram incêndios.
Entre os mortos estão 20 crianças e nove mulheres, afirmou Rami Abdel Rahman, diretor do OSDH. Além disso, 36 civis morreram nas zonas rurais da província de Aleppo e 400 pessoas ficaram feridas em toda a província.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |