terça-feira, 28 de junho de 2016

TERROR: Ataque suicida em aeroporto de Istambul mata 28 pessoas e fere 60

OGLOBO.COM.BR
POR O GLOBO

Atentado teria atingido terminal de embarque do Atatürk; contas ligadas ao EI reivindicam

Paramédicos resgatam feridos e levam corpos de vítimas após ataque em Istambul - OSMAN ORSAL / REUTERS

ISTAMBUL - Um ataque suicida que teve ainda trocas de tiros atingiu o aeroporto internacional Atatürk, em Istambul, por volta das 22h (locais) de terça-feira. O governo local de Istambul deu um balanço de 28 mortos, e a mídia estatal indicou 60 feridos. Enquanto autoridades disseram que explosões de homens-bomba atingiram um terminal de embarque, um ministro apontou que houve invasão armada de um homem com um fuzil antes das explosões. O governador local disse que houve três atacantes terroristas. Contas de Twitter ligadas ao Estado Islâmico reivindicaram o atentado.
Ao apontar inicialmente um balanço de dez mortos, o ministro da Justiça turco, Bekir Bozdağ, disse a colegas parlamentares que um homem abriu fogo com um rifle Kalashnikov, mas não deu mais detalhes. Posteriormente, o governador da província de Istambul, Vasip Şahin, falou em 28 mortos no ataque, o qual teria tido três atacantes suicidas.
Funcionários do governo relataram uma troca de tiros com policiais que terminou com terroristas se explodindo antes de chegarem a um setor de checagens na área de embarque internacional.
Algumas testemunhas afirmaram que suspeitos teriam jogado granadas contra o setor de raio-x de um terminal de embarque. A Turquia proíbe a difusão de informações sobre episódios de terrorismo por fontes independentes, em tempo real, e voltou a impôr restrições às redes sociais contra a divulgação de imagens do ataque.
Alguns vídeos mostram pessoas dentro e fora do aeroporto com expressão de terror durante as rajadas de tiros. Outras imagens mostraram vários policiais entrando no aeroporto, armados.
— Foi muito forte. Todo mundo entrou em pânico e começou a correr em todas as direções — disse um dos entrevistados à emissora CNN turca.
Testemunhas flagram malas abondonadas e cenários de caos no aeroporto Atatürk - Reprodução

Voos de chegada e saída no aeroporto foram imediatamente suspensos após o ataque. Alguns aviões que chegavam foram desviados para aeroportos próximos, mas outros puderam aterrissar, segundo o serviço de aviação do país.
Em imagens publicadas no Twitter, feridos eram atendidos na área de desembarque do terminal internacional.
Imagem de o que seria um terminal do aeroporto Atatürk atingido por explosões - Rüçhan Kayrım / Reprodução/Twitter

Táxis no local transportaram os feridos do aeroporto, disse uma testemunha à CNN turca. Cerca de 30 ambulâncias se concentravam do lado de fora do terminal internacional após as explosões.
O Atatürk é o terceiro aeroporto europeu de maior circulação de passageiros, atrás apenas de Heathrow (Londres) e o Charles de Gaulle (Paris).
O LOCAL DAS EXPLOSÕES

Ex-jogador do Galatasaray, da Turquia, o jogador brasileiro Felipe Melo usou as redes sociais, nesta terça, para protestar contra o ato terrorista.
'Não ao terrorismo, Deus e amor , Deus é Paz!! No to terrorism...We must fight against terrorism... No al terrorismo', escreveu o jogador brasileiro, que, atualmente, defende as cores do Internazionale de Milão.
TERRORISMO FREQUENTE
Um dia antes, o Departamento de Estado dos EUA havia reforçado um alerta a seus cidadãos para que "exercessem vigilância aumentada e precaução ao visitar áreas de acesso público" na Turquia, em especial as muito frequentadas por turistas.
Enquanto contas ligadas ao EI afirmaram que o grupo foi responsável pelo ataque, a Turquia não chegou a uma conclusão. Nos últimos dois anos, o Estado Islâmico tem intensificado sua atuação no país, cometendo ataques terroristas em grandes cidades, como Istambul e Ancara. O grupo atua principalmente na Síria, vizinha da Turquia.
Militantes radicais de grupos separatistas curdos têm ainda realizado ataques em área do Sudeste do país. Um outro ataque recente contra policiais na capital, Ancara, deixou 37 mortos em um ônibus.
No dia 22 de março, dois suicidas se explodiram na zona das partidas do aeroporto de Zaventem, em Bruxelas, deixando 15 mortos e dezenas de feridos. Horas depois, um outro atentado deixou mais vários mortos e feridos numa estação de metrô na capital da Bélgica. Desde novembro, a Europa já estava em alerta máximo, em função dos atentados em Paris que deixaram 130 mortos.
Ambulância se dirige ao aeroporto Atatürk após ataque - OSMAN ORSAL / REUTERS

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |