sexta-feira, 28 de agosto de 2015

ECONOMIA: Após jantar com Temer, presidente da Fiesp pede saída de Levy

OGLOBO.COM.BR
POR JULIANNA GRANJEIA

Reunido com vice e empresários em SP, Skaf diz que ‘o Brasil não precisa desse ministro da Fazenda’


SÃO PAULO - Na noite em que promoveu um jantar entre o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB) e grandes empresários do país, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf (PMDB), pediu a saída do ministro da Fazenda, Joaquim Levy.
— Aqui no Brasil, os juros aumentam, o crédito diminui e o governo só quer saber de aumentar impostos. Um ministro da fazenda que só fala em aumentar impostos, o Brasil não precisa desse ministro da Fazenda - afirmou Skaf nesta quinta-feira, em entrevista coletiva após o jantar, em São Paulo. Temer saiu sem falar com a imprensa.
Entre os presentes hoje estavam Luiz Carlos Trabuco (Bradesco), Rubens Ometto (Cosan) e Benjamin Steinbruch (CSN), que participaram de um jantar com a presidente Dilma Rousseff anteontem.
Os empresários criticaram a política econômica, principalmente os juros altos e a queda na produtividade. Temer discursou nos 30 minutos finais do encontro que durou cerca de duas horas. O vice-presidente explicou sua saída do "varejo" da articulação política, anunciado oficialmente nesta semana.
Skaf, que tem se encontrado frequentemente com Temer em São Paulo, já havia soltado uma nota criticando o ministro da Fazenda. Ontem, no entanto, subiu o tom pela primeira vez em nota enviada à imprensa ao criticar o ajuste fiscal de Levy, a quem chamou de "ministro do desemprego".
O presidente da Fiesp também afirmou que o fato dos mesmos empresários presentes em seu jantar com Temer terem se encontrado também com Dilma não significa que o setor esteja apoiando o governo petista.
— O Brasil é um pouco maior do que meia dúzia de empresários. Se alguns tem uma opinião, não significa a opinião da classe empresarial. Os setores produtivos não concordam com essa politica econômica.
Skaf prometeu "bombardear" o Congresso caso o governo envie ao Congresso o projeto de retorno da CPMF:
— Vamos bombardear no Congresso essa iniciativa do governo ou qualquer iniciativa que esteja ligada ao aumento de impostos - afirmou o peemedebista, dizendo que contará com a "pressão" da sociedade.
Questionado sobre a influência da crise econômica na crise do governo, Skaf disse que certamente as duas situações estão ligadas:
— Não há dúvida nenhuma de que o desempenho da política econômica está enfraquecendo a credibilidade do governo. Há falta de confiança e credibilidade não pela crise econômica mais pela situação política.
Na segunda-feira, Skaf se reúne com a Aliança Nacional dos Movimentos Democráticos, que reúne grupos favoráveis ao impeachment da presidente Dilma.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |