quarta-feira, 6 de novembro de 2013

GERAL: Primeira blitz do IPVA flagra dezenas de motoristas irregulares em Salvador

Do CORREIO

Os órgãos responsáveis saíram às 8h da Corregedoria da Polícia Civil e seguiram em direção a av. ACM, onde montaram a blitz em frente ao Parque da Cidade
Fotos: Luan Guimarães/iBahia
Agentes da Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador), da Secretaria da Fazenda do estado (Sefaz-BA), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) e da Polícia Militar estiveram juntos na manhã desta quarta-feira (6) para fiscalizar os motoristas que estão com o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) atrasado em Salvador. 
Os órgãos responsáveis saíram às 8h da Corregedoria da Polícia Civil, na avenida Juracy Magalhães Júnior e seguiram em direção a avenida Antônio Carlos Magalhães (ACM), onde montaram a blitz por volta de 45 minutos depois, em frente ao Parque da Cidade.
Fiscalização por etapas
Inicialmente, um grupo do Detran fica responsável, metros antes da barragem, pela identificação das placas dos veículos em débito. O reconhecimento é feito através do sistema do departamento, onde os fiscais lançam a placa e de imediato são avisados se a mesma está, ou não, irregular. Caso o atraso seja identificado, os agentes da Transalvador, responsáveis pela abordagem, são avisados via rádio e direcionam o condutor aos agentes da Sefaz.
Já com o carro barrado, o proprietário terá que realizar, de imediato, o pagamento do IPVA. Para sair com o veículo sem maiores complicações, ele terá a opção de retirar, após a aferição da situação, o Documento de Arrecadação Estadual (DAE), constando o valor a ser pago nos bancos ou caixas eletrônicos do Banco do Brasil e Bradesco.
Consequências
Depois da quitação dos débitos, a orientação é retornar ao local para apresentar os comprovantes aos fiscais e então poder reaver o automóvel. Se o imposto não for pago, o veículo será rebocado pela Transalvador ou pelo Detran e, além dos outros pagamentos, o proprietário terá que arcar com o valor do guincho e das diárias nos pátios dos órgãos.
A ação congestionou um pouco o trânsito na região e até às 10h, dez pessoas já haviam sido flagradas em situação irregular. Foi o caso do lavador de carros Luis Macedo, que julgou o ato como "uma palhaçada". Em contrapartida, após ligar para o marido e reclamar do atraso, a comerciante Fátima Ribeiro levou a situação com bom humor. "Eu acho válido, interessante. O meu marido esqueceu de pagar, mas já liguei pra ele soltando os cachorros", avisou.
Segundo um dos agentes da Secretaria da Fazenda no local, os veículos com o IPVA acima de R$ 500,00 já haviam sido notificados antes da realização da operação. Vale lembrar que quem também estiver com o licenciamento do veículo atrasado só poderá deixar a blitz após o pagamento do mesmo, que deve ser feito logo após o do IPVA. Após a fiscalização, que tem previsão de término para às 12h, os agentes da Sefaz seguirão no local esperando os devedores que optaram por pagar de forma imediata. "Esperamos que até às 13h não tenhamos mais nenhum movimento e tudo esteja regularizado", pontuou o agente.
A expectativa é de que aconteçam, pelo menos, três blitze por semana ao longo do mês de novembro, em pontos aleatórios da cidade. A operação deve se estender pelo interior do estado de forma gradativa.
*Sob supervisão da repórter Rafaele Rego

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |