quarta-feira, 24 de abril de 2013

MUNDO: Desabamento de prédio em Bangladesh deixa cerca de cem mortos

De OGLOBO.COM.BR
Com AGENCIAS INTERNACIONAIS

Centenas de pessoas ficam feridas na queda de edifício de oito andares
No prédio comercial funcionavam um mercado, fábrica de roupas e agência bancária
Rachadura havia sido detectada na terça-feira
Voluntário e equipes de resgate buscam por sobreviventes no desabamento do prédio comercial, em Savar, nos arredores de Daca, Bangladesh - Andrew Biraj / Reuters
DACA - Bombeiros trabalham intensamente para resgatar vítimas soterradas pelo desabamento de um prédio em Savar, a 30 quilômetros de Daca, capital de Bangladesh. Pelo menos 96 pessoas morreram e 700 ficaram feridas. No edifício Rana Plaza funcionavam um shopping center, cinco fábricas de roupas e uma agência bancária, e cerca de 2 mil pessoas estavam no edifício quando ele começou a ruir.
Ainda não há informações sobre as causas do desabamento, que teria começado nos andares superiores. Mas na terça-feira uma rachadura havia sido detectada.
- Parece que um terremoto atingiu isto aqui - disse um morador, enquanto observava a cena caótica de escombros, ambulâncias e pessoas desesperadas em busca de sobreviventes.
Bangladesh, cuja indústria do vestuário vive uma expansão, tem sido assolado por incêndios e outros acidentes durante anos, apesar dos esforços para melhorar os padrões de segurança. Em novembro do ano passado, 112 trabalhadores foram mortos em um incêndio em uma fábrica em uma área industrial da capital. Além disso, há edifícios erguidos sem permissão. Dezenas de pessoas morreram no desabamento de uma fábrica de roupas na mesma região há oito anos.
- Estava trabalhando no terceiro andar quando ouvi um barulho ensurdecedor. Corri e algo atingiu a minha cabeça - contou Zohra Begum, funcionária de uma fábrica de roupas.
O comissário de Mohammad Asaduzzaman disse que os donos da fábrica aparentemente ignoraram uma advertência para não deixar os empregados entrarem depois de uma rachadura ter sido detectada na terça-feira.
Cinco fábricas de roupas funcionavam no local, e a maioria empregava mulheres. O gerente da Ether Tex Ltd. afirmou não ter recebido alerta algum sobre perigo no prédio.
- Havia algumas rachaduras no segundo andar, mas a minha fábrica era no quinto. O proprietário do prédio disse ao nosso pessoal que não havia problema e que poderíamos abrir a fábrica - contou Muhammad Anisur Rahman.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |