sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

MUNDO: Número de mortos em sede da Pemex sobe para 25

De OGLOBO.COM.BR
COM AGENCIAS INTERNACIONAIS

Outras 101 pessoas ficaram feridas
Governo não descartou hipótese de atentado e vai chamar especialistas estrangeiros para investigar o caso
Agentes procuram sobreviventes e fazem a perícia em prédio de explosão da Pemex - Guillermo Gutierrez / AP
CIDADE DO MÉXICO - O número de mortos em uma explosão em um edifício anexo da sede administrativa da Pemex, gigante estatal de produção de petróleo no México, subiu para 25 - oito homens e 17 mulheres - nesta sexta-feira. Outras 101 pessoas foram feridas, sendo que 46 delas estão hospitalizadas. Em coletiva, o ministro do Interior mexicano, Miguel Ángel Osorio Chong, não descartou a hipótese de atentado, mas reforçou que não poderia especular sobre a questão antes que tenha dados definitivos.
- Seria uma grande irresponsabilidade, sem ter elementos completos, divulgar uma informação que não conhecemos - insistiu, acrescentando que havia dado ordens para a convocação de especialistas nacionais e internacionais para a investigação.
As causas da explosão ainda continuam incertas. Inicialmente, parte da mídia local e a própria companhia divulgavam que o incidente poderia ter sido causado por uma falha elétrica pela sobrecarga na refrigeração do edifício. No entanto, a empresa tem sido alvo de críticas por causa de um projeto de privatização defendido pelo governo. No momento da explosão, aconteciam duas marchas de sindicatos na cidade, segundo fontes do GLOBO.
Apesar do trabalho de investigação e das suspeitas, a prioridade das autoridades é na busca de vítimas e sobreviventes, segundo Osorio Chong. O presidente mexicano, Peña Nieto, compareceu ao local para supervisionar pessoalmente os trabalhos de resgate. Ele entrou no interior do edifício e garantiu uma investigação a fundo sobre o caso, prometendo também visitar os feridos que estão internados.
- Vamos nos empenhar a fundo para realizar essas investigações para, primeiro, saber o que aconteceu e, se há algum responsável sobre o caso, aplicar o peso da lei sobre ele - disse o presidente, pedindo que qualquer tipo de especulação fosse evitada.
O prédio da Pemex, identificado como B2, fica ao lado da Torre da Pemex, o segundo edifício mais alto da cidade do méxico. A explosão ocorreu por volta das 15h (horário local) de quinta-feira, no subsolo do edifício. Três andares sofreram severos danos e, seis horas depois, parte da estrutura desmoronou sem provocar maiores danos, segundo Osorio Chong.
Mais de 500 agentes de socorro e de forças de segurança, com a ajuda de cães farejadores, trabalharam durante toda a madrugada em busca de sobreviventes. A empresa disse, inicialmente, que o prédio havia sido esvaziado por causa de um problema no fornecimento de eletricidade. Em seguida, afirmou em sua conta no Twitter (@pemex) que havia ocorrido uma explosão, sem revelar a causa.
“O que ocorreu foi uma explosão no edifício B2 do centro administrativo. Há feridos”, explicou a estatal, acrescentando que “como medida de segurança está desalojando o complexo por uma falha no abastecimento de energia elétrica”.
Vizinhos relataram ter escutado uma grande detonação, mas não souberam dar mais detalhes. O departamento de Segurança Pública do Distrito Federal recomendou pelas redes sociais que o local fosse evitado.
A Pemex tem sofrido uma série de acidentes letais nos últimos anos. Em setembro de 2012, 30 pessoas morreram após uma explosão atingir uma unidade de gás natural da empresa no norte do México. Em 1984, uma explosão em tanques de combustíveis na usina de San Juan Ixhuatepec deixou mais de 500 mortos.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |