terça-feira, 2 de outubro de 2012

MUNDO: Promotoria da França arquiva acusação de estupro contra Strauss-Kahn


Da FOLHA.COM
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A Promotoria de Lille, na França, arquivou nesta terça-feira uma investigação preliminar contra ex-diretor-gerente do FMI (Fundo Monetário Internacional), Dominique Strauss-Kahn, em que é acusado de estupro.
O inquérito era baseado no depoimento de uma jovem participante de festas secretas organizadas em um hotel de Washington em 2010 e das quais supostamente participou o ex-diretor do fundo.
Ourrak Abdsamiaa/AFP
Strauss-Kahn no Marrocos, no último dia 21; acusação de estupro contra ele é arquivada na França
Strauss-Kahn no Marrocos, no último dia 21; acusação de estupro contra ele é arquivada na França
Porém, a jovem posteriormente voltou atrás e qualificou os fatos de simples "jogo sexual" e, por isso, o promotor decidiu fechar o caso.
O processo foi aberto em 21 de maio, depois que os juízes que instruem o chamado caso Carlton, que investiga uma suposta rede de prostituição ao redor dos hotéis Carlton e Des Tours em Lille, lhe passassem o testemunho dessa jovem.
Em suas declarações perante policiais franceses e investigadores belgas, a jovem, conhecida como Marion e chamada de Marie-Anne S., havia assegurado que não queria um segundo encontro com Strauss-Kahn, embora não tivesse gritado para recusar a relação.
Segundo seu relato, um dos amigos do ex-dirigente, David Roquet, pegou suas mãos para impedir que resistisse, mas a jovem se recusou a apresentar uma denúncia por considerar que o fato não teria acontecido se ela não fosse uma "acompanhante".
CONFIRMAÇÃO
A Promotoria queria confirmar essas alegações de violência antes de decidir se arquivaria a investigação ou a repassaria a um juiz de instrução.
No entanto, optou pela primeira opção depois que a menina esclareceu que, apesar de ter negado em um primeiro momento voltar a ter relações sexuais com o ex-chefe do FMI, acabou aceitando.
O jornal lembra que esta decisão não influencia no avanço da instrução empreendida pelos juízes no caso Carlton, no qual o Tribunal de Apelação de Duai decidirá no próximo dia 28 de novembro se aceita o pedido de Strauss-Kahn para anular o procedimento.
Nesse caso, no qual é acusado de promover a prostituição, se investiga também se houve desvio de fundos, fraude e lavagem de dinheiro na organização dessas festas nas quais reconheceu ter participado, mas ignorando, segundo ele, que havia prostitutas. 

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |