quarta-feira, 2 de maio de 2012

POLÍTICA: CPI do Cachoeira recebe relatórios da Polícia Federal


De OGLOBO.COM.BR

Agência Câmara



Relator vai apresentar plano de trabalho para comissão na tarde desta quarta-feira

O presidente e o relator da CPI do Cachoeira recebem relatório das investigações da Polícia Federal
Foto: O Globo / Ailton de Freitas

O presidente e o relator da CPI do Cachoeira recebem relatório das investigações da Polícia Federal O Globo / Ailton de Freitas  

BRASÍLIA - O presidente da CPI do Cachoeira, senador Vital do Rego (PMDB-PB) , e o relator deputado Odair Cunha (PT-MG), receberam nesta quarta-feira o relatório completo das operações da Polícia Federal (PF) Monte Carlo e Vegas. Nessas operações foram apontadas as relações do contraventor Carlinhos Cachoeira com políticos e empresários.

- Se eles não aceitarem o convite, a CPI vai decidir se os convoca – disse Vital do Rego.
No documento que acompanhou as mídias, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, autorizou a CPI mista a compartilhar os relatórios da PF das duas operações com a Comissão de sindicância da Câmara que está investigando a relações de alguns deputados com Cachoeira, e com o Conselho de Ética do Senado, que analisa a situação do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO). Preocupado com a manutenção do sigilo dos dados dos inquéritos, o presidente da CPI ainda não decidiu de que forma o conselho e a comissão de sindicância poderão acessar os documentos.
CPI pode definir hoje as primeiras convocações
A CPI se reunirá nesta tarde para receber o plano de trabalho do relator, às 14h30m, e pode definir suas primeiras audiências. Os parlamentares também devem eleger o vice-presidente da comissão.
Até sexta-feira, foram apresentados na comissão 167 requerimentos com pedidos de documentos sigilosos, de convocação de depoentes e de quebra de sigilos bancário e fiscal de suspeitos. Entre os depoimentos mais solicitados pelos parlamentares estão o do próprio Carlinhos Cachoeira e do senador Demóstenes Torres.
Também estão na lista o sócio majoritário da Delta Construções, Fernando Cavendish; o engenheiro Cláudio Abreu, ex-diretor regional da Delta; o contador Geovani Pereira da Silva, apontado como tesoureiro do esquema de Cachoeira; os governadores de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), e do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT); além de Roberto Gurgel. Até o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, está na lista de convidados a depor.
Nesta quarta-feira, o deputado Fernando Francischini (PSDB-PR) vai protocolar requerimento pedindo a convocação do governador do Rio, Sérgio Cabral. O deputado quer que Cabral explique suas ligações com o dono da Construtora Delta e quem pagou as despesas da viagem do grupo de secretários e esposas à Europa em 2009.
São muitos também os pedidos de quebra de sigilos bancário e fiscal. Estão no alvo dos parlamentares, além de nomes indicados pela Polícia Federal (PF) com algum tipo de ligação com Cachoeira, a Delta Construções e a Alberto & Pantoja Construções e Transportes Ltda, considerada pela polícia uma empresa de fachada, criada exclusivamente para receber dinheiro “sujo” da Delta.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |