quarta-feira, 4 de abril de 2012

MUNDO - Ajuda a países pobres cai pela 1ª vez em 15 anos, diz OCDE


Do ESTADAO.COM.BR
Clarissa Mangueira, da Agência Estado

Economias ricas cortaram em 2,7% o suporte às nações em desenvolvimento no ano passado, para € 133,5 bilhões

LONDRES - Os governos sem dinheiro em economias desenvolvidas cortaram a ajuda para os países mais pobres em 2011, marcando o primeiro declínio desde 1997, afirmou a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Segundo a OCDE, a ajuda para desenvolvimento fornecida por 23 de seus membros caiu 2,7% em 2011, em comparação com 2010, para € 133,5 bilhões, refletindo as "restrições fiscais".

Mas a organização também disse que nas bases dos planos desenvolvidos pelos membros de seu Comitê de Assistência para Desenvolvimento, que os fluxos de ajuda podem aumentar em cerca de 6% neste ano e estagnar em 2015.

A OCDE pediu que os governos continuem a fornecer assistência, destacando que para muitos países pobres, a ajuda é ainda mais vital em um momento no qual as receitas das exportações e outros recursos de investimentos estão fracos como uma consequência do lento crescimento econômico mundial.

"A queda...é uma grande fonte de preocupação e ocorre em um momento no qual os países em desenvolvimento foram atingidos pelo efeito de contágio da crise e precisam muito disso", afirmou o secretário-geral da OCDE, Angel Gurría.

Os governos engajados em programas de austeridade para cortar os gastos e a dívida reduziram a ajuda mais acentuadamente. O governo grego cortou seu orçamento de ajuda em 39,3%, enquanto a Espanha reduziu sua ajuda em 32,7%. Portugal e Irlanda cortaram a ajuda em 3,0% e 3,1%, respectivamente. As informações são da Dow Jones.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |