terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

ECONOMIA: Mantega diz que inflação mais forte já era esperada

Da FOLHA.COM
MÁRIO SÉRGIO LIMA, de BRASÍLIA
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta terça-feira que o resultado da inflação medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que teve variação de 0,83% em janeiro, já era esperado. Esse foi o maior resultado para a inflação oficial desde abril de 2005, quando o IPCA havia atingido 0,87%.
"O IPCA de janeiro já era esperado um pouco mais forte, porque juntou inflação de commodities, que está forte no mundo todo, com a pressão de janeiro, mês que costuma ter uma pressão de transportes forte e de educação. Todo janeiro tem isso. Então chegou a esse resultado, parecido com janeiro do ano passado, que também foi forte (0,75%)", afirmou.
Contudo, ele afirmou que o resultado não é um problema para o Brasil, já que fatores como educação e transportes devem arrefecer o ritmo de alta de preços nos próximos meses. "E mesmo commodities também estão num patamar elevado no mundo e eu acredito que vão ter uma trajetória descendente ou estável nos próximos meses. Significa que nos próximos índices a tendência é de arrefecer essa inflação", disse.
IOF
O ministro da Fazenda ainda desconversou quando questionado sobre a possibilidade, noticiada nesta terça-feira na Folha, de elevar de 0,38% para 4% a alíquota do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) incidente em compras realizadas no exterior com o cartão de crédito.
"Ninguém pensou em nada. Não sei quem falou isso", afirmou.
Segundo a reportagem, o governo estuda a medida para frear o consumo no exterior, já que, no ano passado, em decorrência do dólar enfraquecido, essas transações somaram R$ 10 bilhões, um crescimento de 54% ante 2009. A Folha informa ainda que a medida visa evitar o endividamento excessivo, que pode elevar a inadimplência no futuro, além das reclamações de setores empresariais em relação à concorrência dos importados.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |