quarta-feira, 25 de agosto de 2010

MUNDO: Há brasileiros entre os 72 mortos encontrados em rancho no México, confirma vice-cônsul

De O GLOBO
Renata Malkes - O Globo
Agências internacionais

RIO - O vice-cônsul do Brasil no México, João Batista Zaidan, confirmou nesta quarta-feira que há brasileiros entre os 72 mortos encontrados na véspera perto da fronteira mexicana com os Estados Unidos. De acordo com o jornal mexicano "El Universal", a maioria dos corpos achados em um rancho é de brasileiros e equatorianos. Um sobrevivente, que diz ser um equatoriano em situação ilegal, afirmou a autoridades que as vítimas são imigrantes.
A testemunha afirma que viajava em direção aos EUA quando o grupo em que estava foi interceptado por bandidos. Os homens teriam se identificado como membros do cartel de drogas "Los Zetas" e oferecido trabalho de capangas aos imigrantes. Como eles se negaram, foi dada ordem para matá-los, diz o sobrevivente.
Segundo o vice-almirante mexicano Jose Luis Vergara, as investigações preliminares indicam que as vítimas são de El Salvador, Honduras, Equador e Brasil. De acordo com o vice-cônsul, o embaixador brasileiro no México, Sérgio Augusto de Abreu e Lima Sobrinho, já foi ao Ministério das Relações Exteriores do país receber informações sobre o caso.
- Devo partir para a região ainda nesta quarta-feira ou, no máximo, na manhã de quinta. As primeiras informações dão conta de quatro brasileiros entre as vítimas. Mas, nada está confirmado. Esse número poderia, inclusive, ser maior - disse Zaidan ao GLOBO.
Segundo o jornal "El Universal", já foi aberta investigação sobre a morte das 72 pessoas. São 58 homens e 14 mulheres. Foi uma das maiores descobertas de corpos nos últimos quatro anos de guerra ao crime organizado, sob o governo do presidente mexicano, Felipe Calderón.
Os militares que encontraram os corpos perto de San Fernando, no estado de Tamaulipas - próximo à fronteira com o estado americano do Texas -, foram ao local depois que o sobrevivente se dirigiu ao posto de controle mantido pela Marinha na região para pedir ajuda. De acordo com um comunicado oficial, a vítima disse ter sofrido agressões e indicou o local onde ficava o rancho.
Militares da Infantaria, com apoio de unidades aéreas, foram à área indicada e avistaram os bandidos. Ao notar a presença dos militares, eles abriram fogo e fugiram em diversos veículos, segundo as informações da Marinha.
Os corpos foram encontrados após um tiroteio, que terminou com a morte de um militar e três integrantes do bando. Autoridades detiveram um menor de idade no rancho, onde também foi apreendido um arsenal com ao menos 21 armas de grosso calibre, fuzis, escopetas, rifles e carregadores.
Investigadores ainda estão analisando a quanto tempo os corpos estavam no rancho. As vítimas não haviam sido enterradas.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |