quinta-feira, 15 de julho de 2010

POLÍTICA: Serra critica uso de dinheiro público para trem-bala

Do blog do NOBLAT
Reuters

O candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, criticou nesta quinta-feira o desembolso de recursos públicos para a construção do trem-bala entre o Rio de Janeiro e São Paulo.
Ele questionou a capacidade financeira da iniciativa privada de realizar sozinha o projeto, e argumentou que o governo poderia fazer outras obras de infraestrutura de transportes no Brasil com esse dinheiro.
"O que o governo tem dito é que é um projeto privado. Eu duvido... 35 bilhões de reais eu duvido, é mais do que isso", disse o tucano em entrevista à Rádio Tupi, do Rio.
"Na véspera de uma eleição, fazer uma licitação dessa... duvido que todo o risco e o dinheiro sejam privados", acrescentou.
Mais tarde, em entrevista a jornalistas, o candidato reforçou o discurso: "O que não pode é dar dinheiro subsidiado do BNDES".
Serra lembrou que trata-se de um empreendimento complicado, com traçado difícil e necessidade de construção de mais de 90 quilômetros de túneis, além de não ter uma demanda garantida.
"Com 35 bilhões (de reais) você pode triplicar o metrô do Rio, fazer em Recife, Fortaleza, Belo Horizonte e Salvador, que está parado. Em São Paulo, também é insuficiente (o metrô)", destacou Serra, acrescentando que os recursos estimados para o trem-bala poderiam ainda ser usados em obras rodoviárias.
O tucano também criticou a menção que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez nesta semana a Dilma Rousseff, candidata do PT à Presidência, ao lançar o edital para a licitação da obra. Lula disse -apesar de restrições da legislação eleitoral- que a ex-ministra da Casa Civil era a responsável pelo avanço do projeto.
"O uso da máquina pública não é uma coisa boa... a Dilma é um produto de marketing, não anda com as próprias pernas. A verdadeira Dilma ainda não apareceu", disparou.
Leia mais em
Serra critica uso de dinheiro público na construção do trem-bala

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |