segunda-feira, 19 de julho de 2010

ARTIGO: Parecenças

Do blog do CLÁUDIO HUMBERTO
Por Carlos Chagas
A quem José Serra pretendeu atingir ao declarar que o Lula e Fernando Henrique “são mais parecidos do que parece”? Não que a comparação surja absurda ou despropositada. Pelo contrário, o ex-governador de São Paulo tem toda razão. As diferenças entre eles são apenas periféricas, como a de que um é sociólogo, outro torneiro-mecânico. Este oriundo do movimento sindical, aquele com carreira universitária. O primeiro falando inglês, francês e espanhol, o segundo mal arranhando o português.
Tudo isso desfaz-se como fumaça quando se atenta que ambos, na presidência da República, privilegiaram as elites e multiplicaram o assistencialismo para as massas. Aceitaram a cartilha neoliberal e convocaram equipes econômicas subordinadas ao “Consenso de Washington”. Aumentaram a carga tributária do cidadão comum e não interromperam a farra da especulação financeira. Prometeram mas não realizaram a reforma política. Trataram comercialmente o Congresso e humilharam os respectivos partidos, minimizando suas lideranças. Reelegeram-se às custas da máquina pública.
Que José Serra tenha tentado atingir o Lula, comparando o atual governo ao de Fernando Henrique, ainda se explica, mas o raciocínio inverso espanta e choca. Pelo jeito, o candidato procurou muito mais livrar-se da sombra do emplumado companheiro tucano, prevenindo-se contra a hipótese de vencer as eleições e ter Fernando Henrique nos calcanhares, do que propriamente enfraquecer o atual presidente.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |